Pimentel exonera secretário de Desenvolvimento Econômico após insatisfação

Altamir Rôso (PMDB) teria gerado insatisfação tanto na base quanto na oposição (William Dias/ALMG)

Foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais desta terça-feira (21) a exoneração de Altamir Rôso (PMDB), que estava à frente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). O posto será ocupado pelo então deputado estadual Fábio Cherem (PSD).

A exoneração pode ser reflexo da reforma administrativa que tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Dentre os projetos que preveem a redução da estrutura administrativa do Estado, o Projeto de Lei 3.503/16 — que tramita em primeiro turno nas comissões — prevê a vinculação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Em outra ponta, há também insatisfação generalizada dos parlamentares governistas e oposicionistas. Interlocutores avaliaram o ex-secretário, que ficou à frente da pasta por 18 meses, como “pouco pragmático”.

Procurada pela Bhaz, a Sede não comentou o assunto.

Já os assessores do gabinete do deputado Fábio Cherem (PSD), o qual foi nomeado como secretário de Estado, nesta terça, disseram que a decisão foi “articulada” e que não foram pegos de surpresa com a nomeação.

Eleito em 2011, Fábio Cherem cumpre segundo mandato como deputado estadual. A partir desta segunda-feira será afastado temporariamente do cargo para assumir a Sede.

Em nota, o ex-secretário Altamir Rôso disse que seus “novos desafios na iniciativa privada” são incompatíveis com o trabalho que exercia na secretaria de Estado.

Confira a integra da nota:

“Encerro nesta terça-feira, 21 de junho, meu ciclo de trabalho frente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE). De janeiro de 2015 até hoje, tive a honra de conduzir as ações da principal porta de entrada do estado para o empresariado. Em um período de dificuldade econômica vivida pelo país, conseguimos executar importantes projetos e, sobretudo, cumprir a missão de interlocutor preferencial do Governo do Estado com potenciais investidores, entidades de classe empresariais e pastas correlatas de outras unidades federativas e dos municípios mineiros. Nossas ações visaram sempre à geração de emprego e renda em todas as regiões de Minas Gerais.

Em conjunto com o governador, Fernando Pimentel, e com o vice-governador, Antônio Andrade, passo a titularidade da pasta ao deputado Fábio Cherem, a quem desejo sucesso e prosperidade neste novo trabalho. Nesta oportunidade, agradeço também aos servidores da SEDE, que atuaram com profissionalismo, competência e espírito público.

Inicio agora novos desafios na iniciativa privada, que julgo incompatíveis com a dedicação integral demandada pelo trabalho na SEDE. Agradeço ao governador Fernando Pimentel, com o sentimento de dever cumprido, a compreensão ao meu pedido de desligamento”.

 

 

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!