Polícia prende homem que arremessou explosivo com fezes em ato de Lula no Rio

ato lula

A polícia do Rio de Janeiro prendeu o homem que arremessou um explosivo com fezes humanas contra o ato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na Cinelândia, na noite dessa quinta-feira (7). Segundo O Globo, o suspeito é André Stefano Dimitriu Alves de Brito, de 55 anos. Ele será autuado pelo crime de explosão.

Segundo a Polícia Militar, o homem infiltrado no comício jogou um objeto explosivo típico de festas juninas na área cercada pelo palco. Ao fugir, no entanto, foi detido por policiais do 5º BPM e conduzido à delegacia.

Segundo o Código Penal, o crime de explosão é passível de pena de reclusão, de três a seis anos, além de multa. O delito consiste em “expor a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem, mediante explosão, arremesso ou simples colocação de engenho de dinamite ou de substância de efeitos análogos”.

Ao BHAZ, a assessoria do ex-presidente afirmou que o suspeito estourou dois artifícios de fogos, “causando barulho, jogados de fora para dentro da área do ato”. Houve barulho, mas ninguém se feriu. Lula ainda não estava no ato no momento do ocorrido.

Em maio deste ano, apoiadores do ex-presidente e do pré-candidato ao Governo de Minas, Alexandre Kalil (PSD), também foram atingidos por um líquido malcheiroso durante o lançamento da aliança em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram que um drone foi utilizado para despejar os dejetos em quem acompanhava o evento. Relembre aqui.

Nota da PMERJ na íntegra

“A Assessoria de Imprensa da SEPM informa que, nesta quinta (7), equipes do 5° BPM (Praça da Harmonia) detiveram um homem suspeito de ter atirado um artefato explosivo, típico de festas juninas, no meio de uma mobilização de cunho eleitoral na Cinelândia, região Central da Cidade do Rio. O homem foi conduzido à 5ª DP para apreciação dos fatos”.

Nota da assessoria de Lula na íntegra

“A pessoa que atirou o artefato foi presa em flagrante. Esta na 5ª DP, e será indiciado pelo artigo 251 do código penal. Estouraram 2 artifícios de fogos, causando barulho, jogados de fora para dentro da área do ato. fizeram barulho, mas ninguém se feriu nem houve tumulto. O ex-presidente Lula não estava ainda no local do ato na hora do ocorrido”.

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!