PSB oficializa Alckmin como vice de Lula na chapa para eleições de 2022

Alckmin e Lula
Vice-presidente eleito, Alckmin vai coordenar a transição para o governo de Lula (Reprodução/CNN)

É oficial: o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin será vice de Lula (PT) na chapa para as eleições presidenciais de 2022. A indicação foi confirmada pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro) em evento em um hotel na Zona Sul de São Paulo, nesta sexta-feira (8).

“Nós conseguimos demonstrar que é plenamente possível que duas forças que têm projetos diferentes, que têm princípios iguais, podem se juntar quando o momento é de interesse do povo brasileiro”, disse o ex-presidente durante a reunião.

Geraldo Alckmin, ex-PSDB, também falou sobre a nova missão assumida. “Nós vemos hoje um governo que atenta contra a democracia, contra as instituições. Quero somar os meus esforços ao presidente Lula e a todos”, disse.

Em carta do presidente do PSB, Carlos Siqueira, ao PT, a indicação foi oficializada. “Não temos qualquer dúvida de que é o companheiro Lula quem reúne as melhores condições para articular forças políticas amplas, capazes de dar à resistência democrática a envergadura que permitirá enfrentar e vencer o bolsonarismo”, diz trecho.

Também participaram do evento o próprio Carlos Siqueira; a presidente do PT, Gleisi Hoffmann; o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT); e o ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB).

‘Alckmin mudou’

Geraldo Alckmin se filiou ao PSB em março, dando início ao processo de oficialização da pré-candidatura. Já nesta semana, o ex-presidente Lula comentou nas redes sociais sobre o político, em meio às expectativas sobre a chapa.

“Eu mudei, o Alckmin mudou e o Brasil mudou. Eu fui adversário do Alckmin, não inimigo. Feliz era o Brasil que tinha disputa entre dois partidos democráticos, porque existia debate civilizado, sobre programa de governo”, publicou o petista.

Durante a cerimônia de filiação ao PSB, no dia 26 de março, Alckmin também elogiou Lula. “Nós temos que ter os olhos abertos para enxergar e ter a humildade de entender que ele é hoje aquele que melhor reflete o sentimento de esperança do povo brasileiro”, disse o ex-tucano.

“Eu disputei com Lula em 2006, mas nunca colocamos em risco a questão democrática. O debate era de outro nível. Democracia é um valor, um princípio, e a principal tarefa é combater a mentira”, acrescentou Alckmin, em sintonia com o que foi defendido por Lula nas redes sociais.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!