Quem é a brasileira presa nos Estados Unidos após invasão do Capitólio

brasileira que invadiu capitólio
De acordo com o FBI, a moça de 32 anos alegou ter seguido a multidão (Reprodução/Departamento de Justiça dos EUA)

Uma brasileira foi presa por invadir o Capitólio dos Estados Unidos em 6 de janeiro do ano passado, após Joe Biden vencer as eleições e substituir Donald Trump na cadeira presidencial. Letícia Vilhena Ferreira, de 32 anos, foi identificada pelo FBI em imagens dentro da sede do Congresso e, na última quinta-feira (16), foi detida. As informações são do g1.

De acordo com o órgão de investigação, a brasileira foi acusada de ter agido de forma consciente para entrar, sem autorização, no Capitólio estadunidense acompanhada de outros apoiadores do ex-presidente Donald Trump. Além disso, Letícia se envolveu em “conduta desordenada” para impedir a condução de funções oficiais do governo, mas não existem evidências de que tenha agredido oficiais durante o evento.

Letícia é formada em engenharia ambiental, curso que fez entre 2009 e 2013 pela PUC-Campinas (SP). Pouco depois disso, foi viver no país norte-americano para cursar outra universidade e lá reside até hoje. A universidade paulista não quis se pronunciar sobre o caso, alegando que não é permitido divulgar informações sobre alunos sem autorização.

‘Fui tão irresponsável’

Um dia após a invasão à sede do Congresso estadunidense, Letícia trocou mensagens com outra pessoa sobre sua participação no ato político. Interceptadas pelo FBI, as falas apontam que a mulher ficou insegura sobre as consequências para os manifestantes.

“Fui tão irresponsável de entrar lá”, disse a brasileira em um trecho da conversa. A princípio, ela questionou: “Você acha que eles irão atrás de quem entrou no Capitólio?”. Em resposta, a pessoa disse para que ela se preparasse pois “estamos todos ferrados”, afirmando que eles iriam atrás de todos.

Na sequência, Letícia confirma que sabia da existência de câmeras de segurança e defendeu que estava “só passeando”. Mais que isso, a moça definiu a sensação durante o ato como “incrível”, sempre reforçando que a atitude fora desajuizada.

Na intercepção, a justiça norte-americana também encontrou capturas de imagens de dentro do Capitólio. Isto é, Letícia registrou a própria presença na manifestação. Confira aqui o momento da invasão.

Letícia foi identificada nas imagens de câmera de segurança (Reprodução/Departamento de Justiça dos EUA)

Mulher não votou em 2020

Ainda de acordo com o g1, a acusada é fluente em inglês e espanhol e tem visto de estadia nos Estados Unidos. Ela trabalhava em uma empresa no ramo de projetos sustentáveis voltados para embalagens. Antes disso, teria atuado na filial mexicana da mesma corporação.

Na gravação que circula pelas redes sociais, Letícia aparece com uma touca vermelha com os dizeres “Trump”. De acordo com informações do FBI, que investiga a invasão desde que ela ocorreu, agentes já haviam comparecido à casa da brasileira, no estad de Illinois, e ela revelou que não havia votado nas eleições que elegeram Biden.

Quando questionada sobre a presença no Capitólio, a mulher afirmou que foi a Washington para presenciar um discurso do então presidente Donald Trump. Porém, teria decidido “seguir uma multidão” que caminhava em direção à sede, onde permaneceu por volta de 20 minutos.

Um ano após a invasão, que visou a reverter a vitória de Biden, mais de 725 pessoas foram presas e indiciadas. 

Apoiadora de Trump repercute na web

Aqui no Brasil, a história da mulher que invadiu o Capitólio dos Estados Unidos deu o que falar. Desde que teve prisão decretada, na última semana, Letícia virou alvo de críticas nas principais redes sociais. Enquanto alguns a chamam de “burra”, outros internautas condenam o apoio a Donald Trump, líder direitista norte-americano.

Confira:

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!