Record TV cancela debate com candidatos à prefeitura de BH

record tv minas pbh
Debate reuniria candidatos à PBH (Reprodução/Google Street View + Amanda Dias/BHAZ)

A Record TV Minas anunciou nesta terça-feira (6) que está cancelado o debate no primeiro turno com os candidatos à PBH (Prefeitura de Belo Horizonte). O encontro com os postulantes ao cargo máximo do Executivo municipal aconteceria em 7 de novembro. A decisão foi tomada pela direção nacional de Jornalismo da emissora devido à pandemia de Covid-19.

Em nota, a Record TV Minas destacou que o número elevado de candidatos, aliado com a presença de até três assessores por postulantes e os profissionais do canal “tornariam impossível seguir os protocolos sanitários recomendados pelos médicos”. Caso o debate acontecesse poderia ser, segundo a emissora, “um potencial foco de infecção do novo coronavírus”.

“A Record TV reafirma o compromisso com a informação de qualidade, que é fundamental para auxiliar o eleitor no momento do voto. Desta maneira, irá ampliar a cobertura eleitoral em suas mais de 12 horas diárias de programação jornalística ao vivo”, afirmou a emissora em um dos trechos da nota.

Caso o debate acontecesse, poderiam participar apenas os candidatos cujo partidos e/ou coligações têm cinco ou mais representantes no Congresso Nacional. São eles:

  • Alexandre Kalil (PSD)
  • Áurea Carolina (PSOL)
  • Fabiano Cazeca (PROS)
  • João Vitor Xavier (Cidadania)
  • Lafayette Andrada (Republicanos)
  • Luísa Barreto (PSDB)
  • Marcelo de Souza e Silva (Patriota)
  • Nilmário Miranda (PT)
  • Rodrigo Paiva (NOVO)
  • Wadson Ribeiro (PCdoB)
  • Wendel Mesquita (Solidariedade)

A medida é em cumprimento à legislação eleitoral.

BHAZ

O BHAZ vai entrevistar todos os 15 candidatos à PBH até as eleições. Serão 45 minutos de entrevistas, durante os quais serão abordados temas essenciais à população – tais quais saúde, educação, transporte e segurança – e também relativos ao concorrentes e seu partido especificamente. A primeira entrevista será realizada na próxima quinta-feira (8) e o conteúdo será divulgado nas redes do portal mais querido de Minas.

Fique atento e fique por dentro!

Nota da Record TV na íntegra

“Informamos que a direção nacional de Jornalismo da Record TV decidiu cancelar a realização do debate no primeiro turno entre os candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte.

A Record TV preza pela saúde de seus colaboradores e de seus convidados. Por isso, depois de consultar uma comissão de médicos e de técnicos em medicina do trabalho, a emissora entendeu que não há condições de promover o encontro com segurança.

O número elevado de candidatos, a presença de assessores políticos (mesmo que limitados a três por candidato) e o essencial trabalho dos profissionais da emissora tornariam impossível seguir os protocolos sanitários recomendados pelos médicos. E transformariam o evento em um potencial foco de infecção do novo Coronavírus.

Importante destacar que a Record TV segue a legislação eleitoral, que assegura a participação em debates, em iguais condições, a todos os candidatos cujos partidos e/ou coligação têm cinco ou mais representantes no Congresso Nacional.

A Record TV reafirma o compromisso com a informação de qualidade, que é fundamental para auxiliar o eleitor no momento do voto. Desta maneira, irá ampliar a cobertura eleitoral em suas mais de 12 horas diárias de programação jornalística ao vivo.”

Edição: Thiago Ricci
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!