Reginaldo Lopes chama Délio Malheiros de machista após ter propaganda suspensa pela Justiça

Reprodução

O candidato à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) Reginaldo Lopes (PT) utilizou as redes sociais, durante o domingo (28), para rebater acusações representadas na Justiça Eleitoral contra ele pela coligação “BH Segue em Frente”, encabeçada por Délio Malheiros (PSD). Em uma das publicações, o petista se referiu à ação do rival como “machista” e “conservadora”.

Segundo a denúncia, os programas eleitorais e as peças de campanha veiculadas pela coligação “BH no Século XXI” se referem a Reginaldo Lopes (PT) e Jô Moraes (PCdoB), ambos, como postulantes ao cargo de prefeito, sem, portanto, distinguir a posição deles dentro da chapa.

“Nós acolhemos a liminar, mas vamos recorrer, pois acredito que a opção do nosso concorrente é conservadora e machista, típica de quem está preso no século passado”, afirmou o candidato petista.

Durante esta segunda-feira (29), Délio Malheiros disse que faz uma campanha limpa e honesta. “Todos deveriam fazer campanha dentro da lei. Se alguma coligação não está obedecendo a legislação vigente, que responda à Justiça Eleitoral”, observou.

O candidato afirmou também que foi um vice-prefeito qualificado, tanto que assumiu a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Participei, ativamente, de todos os projetos de Belo Horizonte, tanto que agora respondo, com toda tranquilidade, as perguntas referentes à administração municipal”, garantiu.

Decisão

Em liminar proferida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), na sexta-feira (26), o juiz da 36° Zona Eleitoral, Bruno Terra Dias, entendeu que os programas eleitorais e as peças publicitárias veiculadas pela da chapa de Reginaldo Lopes não promovem “a identificação clara do candidato a prefeito e vice-prefeito”. As publicações, portanto, tiveram que ser suspensas.

A decisão foi fundamentada em dispositivo da Lei das Eleições (Lei 9.504 de 1997), o qual determina que o nome do candidato a vice na chapa deve ser expresso de modo “claro e legível” em peças de campanha e propagandas eleitorais.

Ainda no domingo, Jô Moraes (PCdoB) também recorreu às redes sociais para publicar um vídeo no qual afirma que “o candidato Délio entrou na justiça para tirar a valorização da mulher”.

“A proposta de dizer Reginaldo prefeito e Jô Moraes prefeita é no sentido da política, é valorizar a presença da mulher”, defendeu.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!