‘Sem voto impresso, é sinal de que não vai ter eleição’, diz Bolsonaro

live presidencial com bolsonaro em maio
Bolsonaro chamou o Brasil de ‘republiqueta’ ao falar novamente sobre voto impresso (Reprodução/jairmessias.bolsonaro/Facebook)

Por Mayara Oliveira

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quinta-feira (6) que, se caso não haja voto impresso nas eleições de 2022, será “sinal de que não vai ter eleição”. Em transmissão ao vivo nas redes sociais, Bolsonaro disse que o Brasil é a “única republiqueta do mundo” que usa o voto eletrônico.

“A única republiqueta do mundo é a nossa, que aceita essa porcaria desse voto eletrônico. Isso tem que ser mudado. E digo mais, se o Parlamento brasileiro […] aprovar e promulgar, vai ter voto impresso em 2022 e ponto final. Não vou nem falar mais nada. Porque se não tiver voto impresso, é sinal de que não vai ter eleição. Acho que o recado está dado”, declarou.

Na terça-feira (4), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), determinou a criação de uma comissão especial para discutir a PEC do voto impresso. O colegiado terá 34 titulares e 34 suplentes e será responsável por analisar o mérito do texto. Se aprovado, segue para votação no plenário da Câmara. A PEC é de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF) e teve a sua constitucionalidade aprovada em dezembro de 2019, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do BHAZ.

Metrópoles
Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Distrito Federal e do país são especialidades do portal.

Comentários