Senadores conseguem assinaturas para instalar CPI do MEC

milton ribeiro
Senadores conseguiram as assinaturas para instalar CPI do MEC (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) conseguiu as 27 assinaturas necessárias para protocolar um pedido de CPI no Senado para investigar a atuação do ex-ministro Milton Ribeiro e de pastores no Ministério da Educação.

Randolfe, que tentava coletar as assinaturas desde março, quando explodiram as denúncias, chegou a atingir o mínimo necessário para instalar a CPI, mas os senadores Weverton Rocha (PDT-MA), Oriovisto Guimarães (PODEMOS-PR) e Styvenson Valentim (PODEMOS-RN) retiraram o apoio.

Com a prisão de Ribeiro ontem (22), Randolfe voltou a buscar assinaturas e obteve o apoio necessário para abrir a investigação.

No início da tarde de ontem, o senador Eduardo Braga (MDB-AL) assinou o pedido, sendo seguido por Soraya Thronicke (União-MS) e Rafael Tenório (MDB-AL), suplente de Renan Calheiros (MDB-AL). Hoje, assinou o senador Giordano (MDB-SP), completando o número necessário para o protocolo do pedido.

O ex-ministro Milton Ribeiro, que é investigado por tráfico de influência, advocacia administrativa, prevaricação e corrupção passiva, teve sua prisão provisória revogada hoje (23), em decisão liminar do desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), As investigações, no entanto, continuam em aberto.

A Comissão vai contar com 11 senadores titulares e 11 suplentes e a intenção é concluí-la antes das eleições. Seu início, depende, porém, do aval do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Confira a lista de senadores que assinam o pedido:

  1. Randolfe Rodrigues
  2. Paulo Paim
  3. Humberto Costa
  4. Fabiano Contarato
  5. Jorge Kajuru
  6. Zenaide Maia
  7. Paulo Rocha
  8. Omar Aziz
  9. Rogério Carvalho
  10. Reguffe
  11. Leila Barros
  12. Jean Paul Prates
  13. Jaques Wagner
  14. Eliziane Gama
  15. Mara Gabrilli
  16. Nilda Gondim
  17. Veneziano Vital do Rêgo
  18. José Serra
  19. Eduardo Braga
  20. Tasso Jereissati
  21. Cid Gomes
  22. Alessandro Vieira
  23. Dario Berger
  24. Simone Tebet
  25. Soraya Thronicke
  26. Rafael Tenório
  27. Giordano
  28. Izalci

Pedro Munhoz[email protected]

Editor de Política do BHAZ. Graduado em Direito pela Faculdade Milton Campos e em História pela UFMG, trabalhou como articulista de política no BHAZ entre 2012 e 2013. Atuou como assessor parlamentar desde 2016, com passagens pela Câmara dos Deputados, Câmara Municipal de Belo Horizonte e Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!