Prefeitura de Betim atrasa repasse do Aluguel Social e moradores temem despejo

06/02/2025 às 19h54 - Atualizado em 06/02/2025 às 20h54
Prefeitura de Betim
Último pagamento do benefício foi realizado em dezembro (Reprodução/Redes Sociais)

Moradores de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, relatam que a Prefeitura está em atraso com o repasse do Aluguel Social e, por isso, temem ser despejados de suas casas. O Programa Auxílio Habitação é destinado às famílias removidas de áreas de risco ou em decorrência de obras públicas, além de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Em nota ao BHAZ, o Poder Executivo promete que as transferências serão realizadas entre esta quinta (6) e sexta-feira (7).

O BHAZ conversou com três beneficiários do programa, que preferiram não revelar suas identidade, e teve acesso aos extratos que comprovam que não houve, como nos meses anteriores, repasse efetuado. Duas dessas famílias foram retiradas de suas residências em decorrência dos efeitos da chuva no município.

“Como a gente não pode retornar para para casa, nós precisamos do aluguel, porque aqui onde a gente mora tem data para pagar. E simplesmente não depositaram, não falaram nada, não deram satisfação de nada, e a gente fica correndo atrás. Eu tenho criança pequena, entende? Eu não tenho condições de ficar pagando o aluguel que eu tenho que pagar. De onde eu vou tirar esse dinheiro?”, relatou uma das moradoras.

Em reiterados telefonemas feitos pelos beneficiários, os atendentes da prefeitura, segundo relatam, avisavam sobre a necessidade de que os moradores fizessem um recadastramento para continuarem a receber o benefício e eram informados sobre novas datas para o repasse, o que não aconteceu, mesmo para aqueles que entregaram a documentação.

Outra chefe de família contou que, mesmo com todas as documentações atualizadas, seu benefício foi interrompido. “Sem a gente saber, sem comunicar, sem explicar ou sem ajudar de alguma maneira. Está prejudicando todo mundo”, desabafa. “Eles não depositaram o aluguel de janeiro. O meu aluguel já vai vencer agora, no dia 10. Eu não tenho um real para pagar”.

Um pai de família também informou que renovou os documentos por conta da troca no poder executivo, mas que até o momento não recebeu o benefício. Em consequência disso, ele diz que recebe cobranças da proprietária de sua residência e teme que seus “filhos vão ficar na rua por causa desse povo”.

O que diz a Prefeitura

Em nota ao BHAZ, a prefeitura de Betim esclareceu que “os valores correspondentes às famílias que se apresentaram até o dia 31 de janeiro de 2025 serão processados nesta quinta-feira (6). Para as demais famílias, a previsão é que o pagamento ocorra nesta sexta-feira (7). Os pagamentos continuarão sendo realizados de forma sucessiva, conforme o comparecimento das famílias para o recadastramento, respeitando a ordem de sua apresentação”.

Além disso, a nota destaca que a “legislação do programa estabelece a obrigatoriedade de atualização cadastral a cada seis meses, com o objetivo de assegurar a correta alocação dos recursos destinados às famílias beneficiárias”, o que pode implicar na perda do direito ao benefício. No entanto, “a fim de evitar prejuízos às famílias, a prefeitura optou pela realização do recadastramento sem a aplicação de cortes, permitindo que o processo seja regularizado sem a interrupção do benefício”, completa.

Vinícius Sampaio

Estudante de Comunicação Social – Jornalismo na UFV. Foi repórter da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Viçosa (Fratevi) e pesquisa o consumo de informação entre os jovens.

Vinícius Sampaio

Email: [email protected]

Estudante de Comunicação Social - Jornalismo na UFV. Foi repórter da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Viçosa (Fratevi) e pesquisa o consumo de informação entre os jovens.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ