Pesquisar
Close this search box.

Chuva domina manhã desta segunda-feira em BH; veja previsão do tempo para a semana

02/12/2024 às 10h21
BH e outras 476 cidades em Minas estão sob alerta de tempestade com granizo
Alerta é válido até às 10h da próxima quarta-feira (4) (Amanda Dias/BHAZ)

O último mês do ano traz para Belo Horizonte não só o espírito das celebrações natalinas, mas a previsão de dias nublados e chuvosos. Ao menos na primeira semana de dezembro, a meteorologia aponta para altos índices de precipitação e leve baixa nas temperaturas. A expectativa é de que o cenário siga até a próxima quinta-feira (5). No fim de semana, a situação deve mudar.

O protagonismo das chuvas no fim de ano em BH faz parte do ciclo hidrológico da região, segundo o meteorlogista Claudemir Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). “Esse ciclo parece uma engrenagem de bicicleta. As temperaturas elevadas geram umidade, a umidade gera nebulosidade, então a água precipita em forma de chuva de novo”, explica.

Além disso, Minas Gerais recebe, a partir desta terça-feira (3), uma frente-fria que avança pelo litoral brasileiro. De acordo com Claudemir, o fenômeno deve trazer ainda mais instabilidade para o estado. “Nós estamos registrando temperaturas mínimas bastante elevadas, na faixa dos 17 °C; porém, as temperaturas máximas vão diminuir um pouco por causa das chuvas”, antecipa. A previsão é de que os termômetros em BH atinjam a casa dos 28 °C nesta segunda (2) e 27 °C até quinta (5).

Entre sexta-feira (6) e domingo (8), a chuva deve dar trégua na capital mineira, trazendo o calor de volta. O meteorologista indica que as temperaturas podem passar a faixa dos 30 °C no fim de semana, mas destaca que medições mais exatas devem ser realizadas próximas às datas esperadas. “Do meio da semana pra lá vamos saber melhor como será o tempo entre sábado e domingo”, afirma.

Recomendações durante a chuva

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros;
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199);
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil;
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Emissão de alertas

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp.

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

Thiago Cândido

Aluno de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Repórter no BHAZ desde 2023. Colaborou em reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.
[author_socials_links]

Thiago Cândido

Email: [email protected]

Aluno de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Repórter no BHAZ desde 2023. Colaborou em reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ