A previsão meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que a semana será de alta nos termômetros em Belo Horizonte, até a chegada de uma frente fria, no sábado (10). Após a aproximação da massa de ar, as temperaturas na capital e em outras regiões do estado podem cair drasticamente, ficando abaixo dos 10°C.
Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp
Segundo a meteorologia do Inmet Anete Fernandes, o tempo deve se manter estável até sexta-feira (9), com dias de céu claro e baixa umidade à tarde. As temperaturas mínimas devem ficar entre 13°C e 14°C, enquanto as máximas, entre 27°C e 30°C. No sábado (10), no entanto, a mínima deve subir para os 15°C, e a máxima cai para 26°C.
“Na vanguarda de uma frente fria sempre tem o que nós chamamos de advecção quente, então sempre que uma frente está se aproximando as temperaturas se elevam”, explica Anete. “Teremos uma semana de tempo aberto e isso vai fazer com que os termômetros fiquem na casa dos 27, 28 graus. No sábado, com a passagem de sistema, aumenta a nebulosidade e a temperatura máxima declina pra 26 graus”, diz.
A meteorologista aponta que a massa de ar frio chega de vez no domingo (11). “No decorrer do sábado, ela já entra no Triângulo Mineiro e Sul de Minas declinando as temperaturas. Vai cair (as temperaturas) mais ainda não dá geada. No domingo, a massa de ar frio já tá atuando no Triângulo, Oeste, Sul e Zona da Mata então a perspectiva é de geada generalizada no estado”, antecipa. “Chegando na capital, declina a temperatura mínima em 5 graus em relação ao sábado. Então sábado tem mínima prevista de 15 e domingo, 10 graus”.
Anete ainda explica sobre a confiabilidade dos modelos de previsão do tempo. “A confiabilidade cai a partir de 120 horas do início da rodada. Contando a partir de hoje, 120 horas dá exatamente no sábado, então essa previsão para o final da semana pode mudar nos próximos dias”, elucida. A meteorologista explica, no entanto, que o impacto da massa de ar frio é certo, em maior ou menor grau. Segundo Anete, não há previsão de chuva em BH.
Garoa em BH
Belo Horizonte amanheceu, pela segunda vez consecutiva, com uma garoa que alegrou alguns moradores. De acordo com o Inmet, a estação Cercadinho registrou 0,8 milímetros de chuva fraca nessa segunda-feira (5). No domingo (4), BH também amanheceu com garoa em alguns lugares, e mesmo milimetragem de precipitação.
Com isso, a contabilização do período sem chuvas continua em BH. Hoje (6), a capital mineira atingiu a marca de 110 dias de estiagem. A última vez que choveu de forma significativa em Belo Horizonte foi em 19 de abril.