VÍDEO: Sirene de barragem dispara em Santa Bárbara e assusta moradores

29/10/2024 às 16h39 - Atualizado em 29/10/2024 às 17h14
mp sirenes anglogold
(Reprodução/Diário de Barão)

Moradores de Santa Bárbara e Barão de Cocais, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram pegos de surpresa com o acionamento acidental das sirenes de emergência das barragens de sedimentos da mineradora Anglogold Ashanti na tarde desta terça-feira (29).

Imagens feitas por moradores mostram a população reunida logo após o alerta. “A sirene tocou falando que tinha risco iminente da barragem romper, e as pessoas saíram de casa desesperadas com medo. O pânico aqui na comunidade é imenso”.

Em comunicado, a empresa informou que o “acionamento indevido” ocorreu por volta das 14h, mas não deu detalhes sobre a falha. A Anglogold reforçou que as barragens da região estão seguras e estáveis, e pediu desculpas aos moradores.

“A empresa entrou em contato com as lideranças comunitárias e os órgãos públicos competentes. Também estamos avaliando os motivos do acionamento indevido”, completa o texto.

As barragens CDS I e CDSII ficam entre os municípios de Santa Bárbara e Barão de Cocais. As estruturas, que possuem capacidade para mais de 10 milhões de metros cúbicos de rejeito, receberam declarações de condição de estabilidade emitidas em julho de 2023.

Isabella Guasti

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023. Vencedora do prêmio CDL/BH de jornalismo 2024.

Isabella Guasti

Email: [email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023. Vencedora do prêmio CDL/BH de jornalismo 2024.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ