Moradores de Santa Bárbara e Barão de Cocais, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram pegos de surpresa com o acionamento acidental das sirenes de emergência das barragens de sedimentos da mineradora Anglogold Ashanti na tarde desta terça-feira (29).
Imagens feitas por moradores mostram a população reunida logo após o alerta. “A sirene tocou falando que tinha risco iminente da barragem romper, e as pessoas saíram de casa desesperadas com medo. O pânico aqui na comunidade é imenso”.
Em comunicado, a empresa informou que o “acionamento indevido” ocorreu por volta das 14h, mas não deu detalhes sobre a falha. A Anglogold reforçou que as barragens da região estão seguras e estáveis, e pediu desculpas aos moradores.
“A empresa entrou em contato com as lideranças comunitárias e os órgãos públicos competentes. Também estamos avaliando os motivos do acionamento indevido”, completa o texto.
As barragens CDS I e CDSII ficam entre os municípios de Santa Bárbara e Barão de Cocais. As estruturas, que possuem capacidade para mais de 10 milhões de metros cúbicos de rejeito, receberam declarações de condição de estabilidade emitidas em julho de 2023.