Ruas e um supermercado ficaram alagados em Ouro Branco, na região Central de Minas Gerais, devido a um forte temporal que atingiu o município nesta quinta-feira (21). Vídeos enviados ao BHAZ mostram o supermercado tomado pela água, com danos ao estoque e à estrutura do prédio. Devido ao alagamento nas ruas, o tráfego de pedestres e veículos ficou inviável em uma das principais via da cidade, a avenida Mariza de Souza Mendes.
Segundo a prefeitura da cidade, houve deslizamentos de pedras na rua Antônio José Vieira, no centro. A Defesa Civil informou que atenderá as ocorrências e prestará auxiliará a população. Não há vítimas.
Também houve o transbordamento de um rio no bairro São Francisco com a Estrada Real, problemas no asfaltamento e árvores caídas em ruas em diferentes pontos de Ouro Branco. A chuva intensa teria durado cerca de 40 minutos.
A Defesa Civil do município foi acionada e, pelas redes sociais, foi comunicado que as equipes trabalham para atender as ocorrências e auxiliar a população. Além disso, as árvores que caíram serão removidas, a água acumulada será drenada e será feita a avaliação dos danos causados pela chuva.
Veja os vídeos:
Nota da Prefeitura de Ouro Branco
Em nota ao BHAZ, a Prefeitura de Ouro Branco informou que as Equipes da Proteção e Defesa Civil, Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente atuam no atendimento de demandas e mapeamento dos impactos da forte chuva que atingiu a cidade.
“Até o momento, foram registrados apenas danos materiais, como deslizamento de pedras e árvores, danos em asfalto, etc. Não há, até o momento, o registro de vítimas ou desabrigados/desalojados. As Equipes seguem nos trabalhos para a desobstrução de vias e suporte a comunidade”, informou.
Chuva forte também atinge Viçosa
Conforme relatos de usuários do ‘Instagram’ e ‘X/Twitter’, a chuva que caiu em Minas Gerais, na tarde desta quinta-feira (21), também atingiu o município de Viçosa, na Zona da Mata mineira, e causou estragos no centro da cidade. Principais vias, como a avenida Castelo Branco, ficaram alagadas e árvores caíram na rede elétrica, provocando queda de energia em diversos bairros do município, inclusive na Universidade Federal de Viçosa.
O BHAZ entrou em contato com o Corpo de Bombeiros de Viçosa, que confirmou o grande volume de precipitações na região nesta tarde. Não foram registradas ocorrências graves. Apenas duas solicitações de queda de árvore em vias públicas foram recebidas pela corporação. A Defesa Civil informou que em meia hora choveu cerca de 42mm no centro da cidade, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).