Após denúncia de assédio, espaço de realidade virtual do Facebook cria distanciamento entre avatares

avatares-horizon-worlds
Avatares deverão ficar com pouco mais de 1 metro de distância um do outro (Reprodução/Meta Quest)

As plataformas de realidade virtual do Facebook, Horizon Worlds e Horizon Venues, passarão a manter um distanciamento de pouco mais de 1 metro entre os avatares. A decisão, anunciada na última sexta-feira (4), acontece após uma mulher denunciar ter sido assediada sexualmente dentro do espaço online. O “Limite Pessoal” previne que o espaço individual de cada avatar seja invadido.

Segundo o anúncio, caso algum usuário tente invadir o espaço do avatar de outra pessoa, o sistema interromperá o movimento para frente quando atingir o limite. A pessoa que for impedida não sentirá nenhum feedback tátil.

A medida serve para prevenir interações indesejadas, como a da mulher que reclamou ter sido apalpada no metaverso. “Com o tempo, continuaremos a fazer melhorias à medida que aprendemos como isso afeta as experiências das pessoas”, informou a empresa Meta Quest, responsável pelas plataformas.

Limite Pessoal ficará ativado

De acordo com a empresa, a nova regra se baseia em medidas pré-existentes de assédio que já estavam em vigor. Nelas, as mãos de um avatar desapareciam se ele invadisse o espaço pessoal de outro usuário dentro do metaverso.

A ferramenta “Limite Pessoal” ficará sempre ativada, “porque achamos que isso ajudará a definir normas comportamentais”, afirmou a Meta Quest. No futuro, será possível que cada usuário personalize o tamanho de seus limites pessoais, conforme informaram.

Caso algum usuário deseje dar um high-five (gesto em que duas pessoas tocam as mãos no alto) ou bater com o punho nos outros avatares, ele precisará estender os braços para que o sistema entenda.

Mulher relata assédio

Em novembro do ano passado, uma mulher relatou em um grupo do Facebook para usuários da realidade virtual que havia sido assediada no Horizon Worlds. Ela escreveu: “Assédio sexual não é brincadeira na internet comum, mas estar em RV [Realidade Virtual] acrescenta outra camada que torna o evento mais intenso”.

“Não só fui apalpada ontem à noite, mas haviam lá outras pessoas que apoiaram este comportamento, o que me fez sentir isolada na Plaza”, acrescentou a usuária, segundo o New York Post.

Em um comunicado sobre o incidente, a Meta Quest disse que possuía uma ferramenta chamada “Zona Segura”, que permite aos usuários colocar um bloqueio contra a interação com outros. Entretanto, a empresa admitiu, à época, que precisava trabalhar para tornar o recurso “fácil e achável”.

O que é Horizon Worlds

A Horizon Worlds é uma das iniciativas do Facebook no metaverso, e passa por fase de testes nos Estados Unidos e no Canadá para maiores de 18 anos. O espaço só pode ser acessado através de óculos de realidade virtual, e nele os usuários podem se reunir com até 20 pessoas para explorar, conversar e construir.

Edição: Vitor Fernandes
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!