Facebook muda programação e vai mostrar mais posts de amigos e familiares

O fundador e diretor-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou nesta quinta-feira (11) uma mudança na rede social. Segundo ele, a partir de agora, os feeds serão exibidos priorizando postagens de amigos e parentes, ao invés de posts e notícias postadas por empresas, marcas, mídia e celebridades.

De acordo com Zuckerberg, o objetivo da mudança é maximizar a interação entre amigos e familiares.

As mudanças irão alterar a timeline de posts, vídeos e fotos exibidos nos perfis dos mais de dois bilhões de usuários da rede social. A nova codificação deve ser aplicada nas próximas semanas. O CEO disse ainda que a ação parte de um estudo sobre qual tipo de postagem tem “estressado ou prejudicado” os usuários.

No comunicado, Zuckerberg disse esperar que o tempo que as pessoas gastam no Facebook diariamente irá cair, como também haverá uma redução no envolvimento alcançado por determinadas postagens. Ainda assim, ele acredita que a empresa está fazendo a coisa certa, pois as decisões tomadas serão boas para a comunidade do Facebook  e também para a empresa, a longo prazo. Confira o texto na íntegra:

Texto traduzido

Uma das nossas grandes áreas de foco para 2018 é garantir que o tempo que todos nós gastamos no Facebook é tempo bem gasto.

Nós construímos o Facebook para ajudar as pessoas a ficarem conectadas e nos aproximando com as pessoas que importam para nós. É por isso que sempre temos amigos e família no núcleo da experiência. A pesquisa mostra que o fortalecimento das nossas relações melhora o nosso bem-estar e felicidade.

Mas recentemente recebemos feedback da nossa comunidade que o conteúdo público – publicações de empresas, marcas e meios de comunicação – está levando à exclusão os momentos pessoais que nos levam a nos ligar mais uns com os outros.

É fácil entender como viemos aqui. O vídeo e outros conteúdos públicos explodiram no Facebook nos últimos anos. Uma vez que há mais conteúdo público do que publicações dos teus amigos e familiares, o saldo do que está no feed de notícias alterou a coisa mais importante que o Facebook pode fazer – ajudar-nos a ligar-nos uns aos outros.

Sentimos a responsabilidade de garantir que os nossos serviços não são apenas divertidos, mas também bons para o bem-estar das pessoas. Por isso, estudamos esta tendência cuidadosamente, olhando para a investigação acadêmica e fazendo a nossa própria investigação com os principais especialistas nas universidades.

A pesquisa mostra que quando usamos redes sociais para se conectar com pessoas que nos importam, pode ser bom para o nosso bem-estar. Podemos sentir-nos mais conectados e menos solitários, e isso se relaciona com medidas de longo prazo de felicidade e saúde. Por outro lado, ler passivamente artigos ou ver vídeos – mesmo que sejam divertidos ou informativos – pode não ser tão bom.

Com base nisto, estamos a fazer uma grande mudança para a forma como construímos o Facebook. Estou mudando o objetivo que eu dou às nossas equipes de produtos de se concentrar em ajudá-lo a encontrar conteúdo relevante para ajudá-lo a ter interações sociais mais significativas.

Começamos a fazer mudanças nesta direção no ano passado, mas vai levar meses para este novo foco fazer o seu caminho através de todos os nossos produtos. As primeiras alterações vão estar no feed de notícias, onde podes esperar ver mais dos teus amigos, familiares e grupos.

Ao rolar isto, você vai ver menos conteúdo público como publicações de empresas, marcas e mídia. E o conteúdo público que você vê mais será mantido ao mesmo padrão – deve incentivar interações significativas entre as pessoas.

Por exemplo, há muitas comunidades apertadas em torno de programas de TV e equipes esportivas. Já vimos pessoas interagirem muito mais em vídeos ao vivo do que os normais. Algumas notícias ajudam a iniciar conversas sobre questões importantes. Mas muitas vezes hoje, ver vídeo, ler notícias ou receber uma atualização da página é apenas uma experiência passiva.

Agora, quero ser claro: ao fazer estas mudanças, espero que o tempo que as pessoas gastam no Facebook e algumas medidas de envolvimento vão cair. Mas também espero que o tempo que você gasta no Facebook seja mais valioso. E se fazemos a coisa certa, creio que será bom para a nossa comunidade e para o nosso negócio a longo prazo.

No seu melhor, o Facebook sempre foi uma ferramenta de conexões pessoais. Ao concentrar-se em aproximar as pessoas – quer seja com a família e amigos, ou em torno de momentos importantes no mundo – podemos ajudar a garantir que o tempo no Facebook é um tempo bem gasto.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

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