A empresa Google anunciou, nessa quarta-feira (15), um recurso para combater os furtos de dispositivos Android. A modalidade permite bloquear a tela do celular ao identificar que alguém está tentando roubar o aparelho, como em situações em que o equipamento é arrancado de forma abrupta.
O “Theft Detection Lock” (bloqueio de detecção de roubo) é a grande novidade divulgada durante o Google I/O, evento anual da empresa para desenvolvedores.
“Para ajudar a manter seu dispositivo e seus dados seguros antes, durante e depois de uma tentativa de roubo, estamos introduzindo um novo conjunto de recursos avançados de proteção contra roubo”, disse o Google.
Outra forma de aprimorar a segurança tem relação com o dispositivo já roubado. Se um ladrão tentar desconectar o telefone por longos períodos, o Bloqueio de Dispositivo Offline trancará automaticamente a tela.
A empresa também afirmou que está aumentando a proteção contra a redefinição de fábrica do Android, tornando esse processo mais difícil.
“Para alguns criminosos, o objetivo é redefinir rapidamente o dispositivo roubado e revendê-lo. […] Com esta atualização, se um ladrão forçar a redefinição do dispositivo roubado, ele não poderá configurá-lo novamente sem saber as credenciais do seu dispositivo ou da conta do Google”.
Os recursos estarão disponíveis aos usuários ainda neste ano, lançados por meio de atualizações do Google Play Services para Android 10+ e alguns para o Android 15.