Pesquisar
Close this search box.

‘Modo ladrão’: Android bloqueia celular caso alguém o arranque da sua mão

16/05/2024 às 11h34 - Atualizado em 10/07/2024 às 17h26
celular
O recurso aciona o bloqueio de tela ao identificar que alguém arrancou o aparelho da mão de uma pessoa de forma abrupta (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A empresa Google anunciou, nessa quarta-feira (15), um recurso para combater os furtos de dispositivos Android. A modalidade permite bloquear a tela do celular ao identificar que alguém está tentando roubar o aparelho, como em situações em que o equipamento é arrancado de forma abrupta.

O “Theft Detection Lock” (bloqueio de detecção de roubo) é a grande novidade divulgada durante o Google I/O, evento anual da empresa para desenvolvedores.

“Para ajudar a manter seu dispositivo e seus dados seguros antes, durante e depois de uma tentativa de roubo, estamos introduzindo um novo conjunto de recursos avançados de proteção contra roubo”, disse o Google.

Outra forma de aprimorar a segurança tem relação com o dispositivo já roubado. Se um ladrão tentar desconectar o telefone por longos períodos, o Bloqueio de Dispositivo Offline trancará automaticamente a tela.

A empresa também afirmou que está aumentando a proteção contra a redefinição de fábrica do Android, tornando esse processo mais difícil.

“Para alguns criminosos, o objetivo é redefinir rapidamente o dispositivo roubado e revendê-lo. […] Com esta atualização, se um ladrão forçar a redefinição do dispositivo roubado, ele não poderá configurá-lo novamente sem saber as credenciais do seu dispositivo ou da conta do Google”.

Os recursos estarão disponíveis aos usuários ainda neste ano, lançados por meio de atualizações do Google Play Services para Android 10+ e alguns para o Android 15.

João Lages

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.
[author_socials_links]

João Lages

Email: [email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ