Comunidades, reações, salas de áudio: Veja os novos recursos anunciados pelo WhatsApp

whatsapp
Uma das grandes novidades vai ser a criação de comunidades, grupos que poderão reunir milhares de pessoas (FOTO ILUSTRATIVA: Banco de imagens/Pixabay)

As novidades anunciadas pelo WhatsApp nessa quinta-feira (14) deram o que falar nas redes sociais e dividiram opiniões entre os usuários. Dentre elas, uma das que mais empolgou internautas foi a possibilidade de reagir a mensagens com emojis, ferramenta já disponível no Instagram e no Facebook.

Outra grande mudança vai ser a implementação de comunidades, recurso que permite que o usuário crie grupos com milhares de participantes, ultrapassando o limite atual de 256 pessoas.

“Temos o prazer de anunciar um novo recurso lançado ainda este ano chamado Comunidades! Com as Comunidades, você poderá reunir grupos relacionados de uma maneira que o ajude a organizar conexões significativas com facilidade e privacidade”, anunciou a plataforma.

Segundo mensagem institucional no site do Whatsapp, apesar da criação do recurso, as comunidades serão “naturalmente privadas”. Ou seja, a criptografia ponta-a-ponta, ferramenta que protege os dados durante uma troca de mensagens, seguirá sendo assegurada no aplicativo.

A nova funcionalidade, no entanto, só será disponibilizada no Brasil após as eleições, a fim de inibir a disseminação de fake news em larga escala na plataforma. Em 2018, pesquisas mostraram como o Whatsapp foi um canal de difusão de conteúdos falsos durante o período eleitoral.

Mais novidades

Também foram anunciadas mudanças nos grupos já existentes. Com a atualização, os administradores poderão apagar mensagens. Também será possível fazer salas de conversa em áudio com até 32 pessoas.

Uma ferramenta de reações, como no Facebook e no Instagram, será inserida para que as pessoas possam se posicionar sobre mensagens. Com as mudanças na plataforma, os usuários também poderão compartilhar arquivos com até 2 GB.

Pelas redes sociais, a novidade empolgou usuários. “Agora vai dar pra reagir as mensagens no WhatsApp, agora que eu não vou responder ninguém mesmo”, escreveu uma pessoa no Twitter. “Grupo no WhatsApp com milhares de pessoas… passou de dez já me enche o saco”, brincou outra internauta. Veja um pouco da repercussão:

Com Agência Brasil

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!