WhatsApp GB? Usuários reclamam de banimento em versão pirata do aplicativo de mensagens

celular-whatsapp
Internautas se revoltam com nova queda do aplicativo (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Usuários do “WhatsApp GB” estão relatando uma onda de banimentos do aplicativo, nesta terça-feira (22). Acontece que essa é uma versão não autorizada do WhatsApp, a qual só está disponível para o sistema Android. Além de serem banidos, os números cadastrados também não estão podendo ser usados na versão oficial do app.

O WhatsApp GB oferece uma série de funções que a plataforma original não disponibiliza. Nele, é possível enviar respostas automáticas, colocar temas personalizados, filtros de mensagens, função não perturbe e múltiplo acesso a mais de uma conta.

Para ter acesso a essa versão, os usuários deveriam ter o WhatsApp oficial instalado no aparelho e, em seguida, baixar o “pirata” através de um link APK. A instalação não é recomendada, uma vez que oferece riscos de vazamento de dados pessoais e perda da conta oficial.

Usuários relatam banimento

Desde ontem (21), os usuários da versão não autorizada estão relatando no Twitter terem sido banidos e tido o número de celular bloqueado. Em contrapartida, alguns internautas estão comemorando a falha no aplicativo pirata, por não considerarem seguro ou justo.

“Qual a necessidade de banir o WhatsApp GB? Gente, eu estou revoltada cara”, reclamou uma pessoa. “WhatsApp GB baniu meu número, maior sacanagem”, relatou uma usuária. “Não acredito que vou ter que usar o WhatsApp normal porque vão banir meu número por usar WhatsApp GB”, lamentou um terceiro internauta.

Como recuperar conta antiga

Segundo o Canal Tech, existe uma forma de recuperar a conta do WhatsApp após o banimento. A maioria das pessoas acabou não sendo excluídas definitivamente, sendo possível retornar para o aplicativo oficial quando o cronômetro zerar. Para manter as conversas e mídias, basta seguir os seguintes passos:

  1. No WhatsApp GB, siga o caminho Mais opções > Conversas > Backup de conversas e inicie a transferência;
  2. Depois disso, no seu celular, vá até Configurações > Armazenamento > Arquivos;
  3. Ache a pasta do WhatsApp GB, pressione e segure para selecioná-la;
  4. No canto superior direito, toque em Mais > Renomear e renomeie a pasta para “WhatsApp” (sem as aspas);
  5. Baixe o app oficial do WhatsApp;
  6. Verifique seu número de telefone;
  7. Deve surgir uma tela que informará sobre um backup encontrado. Toque em Restaurar > Próximo.

Cumprido o passo a passo, o WhatsApp carregará as conversas existentes e gravadas no aparelho.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!