Novidade no WhatsApp permite habilitar mensagens temporárias como padrão

Novo recurso WhatsApp
Novo recurso permite que mensagens sejam apagadas após 24 horas, sete dias ou três meses (Banco de imagens/Pixabay)

O WhatsApp liberou, nesta segunda-feira (6), uma expansão para o recurso de mensagens temporárias. Ativada, a opção padroniza os chats e permite que todas as mensagens sumam após um tempo de envio. A novidade começou a ser liberada, oficialmente, para Android e iOS.

Esse tipo de recurso já existia desde o ano passado, mas agora é possível configurar prazos automáticos. Além disso, a nova função é opcional. Caso deseje, o usuário pode alterar as configurações para que as conversas desapareçam no período de 24 horas, sete dias ou três meses. As mensagens temporárias podem ser ativadas automaticamente em todos os novos chats.

O que muda com o novo recurso?

A primeira mudança é que o usuário pode escolher diferentes prazos para que a mensagem se autodestrua. A segunda é que, ao habilitar a ferramenta como padrão, o aplicativo emite um alerta aos usuários, avisando que todas as mensagens serão apagadas em breve.

Nos grupos, as mensagens temporárias também têm sua utilidade, ainda que apenas o criador possa ativar o recurso. É importante destacar que, para funcionar, o mecanismo precisa ser ativado manualmente. Os conteúdos anteriores à ativação serão mantidos nas conversas.

Saiba como usar as mensagens temporárias

O WhatsApp afirma que o objetivo da novidade é dar mais opções de privacidade aos usuários do app, já que permite apagar todos os vestígios da interação. No ano passado, o aplicativo também criou um recurso que permite enviar arquivos de mídia temporários.

É bem simples ativar a opção que apaga as mensagens após um período. Confira o passo a passo abaixo:

  1. Abra o aplicativo do WhatsApp;
  2. Vá em “Configurações”;
  3. Clique em “Conta”;
  4. Selecione “Privacidade”;
  5. Escolha “Duração padrão” e um período de sua preferência (24 horas, 7 dias ou 3 meses).
Edição: Giovanna Fávero
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!