WhatsApp Web apresenta constantes falhas e irrita usuários – existem alternativas?

falhas whatsapp web
Usuários reportam instabilidades e falhas operacionais desde a última atualização do messenger (Reprodução/WhatsApp Web + Amanda Dias/BHAZ)

O que fizeram com o WhatsApp Web? Esse é um questionamento que você, com certeza, viu por aí nos últimos dias. Lentidão, instabilidades e falhas operacionais dão o tom do aplicativo de mensagens desde a atualização nos meses passados. E, ao que tudo indica, não existem limites geográficos para as reclamações, que ocorrem no mundo inteiro. Em nota ao BHAZ (veja na íntegra abaixo), o WhatsApp diz que está ciente e já trabalha para melhorar a situação.

Embora muitos acreditem no contrário, as atualizações tecnológicas podem mais atrapalhar que ajudar o funcionamento dos aplicativos de mensagem. A mineira Lorrana Rodrigues, 23, enfrenta problemas com o recurso desde o mês passado, o que prejudica até mesmo a vida profissional dela.

Segundo a universitária, um dos principais obstáculos é que as mensagens se perdem e, muitas vezes, nem são enviadas. “Acontece muito de eu enviar uma mensagem pelo WhatsApp Web e ela não ser enviada no celular. Os aparelhos ficam dessincronizados e eu perco o registro da conversa, o que é muito chato”, narra.

O advogado Bernardo Riani, 31, notou problemas similares desde que o recurso atualizou em seu iPhone, em março deste ano. Ele usava o WhatsApp Web no computador como principal forma de acesso à troca de mensagens, inclusive para trabalhar, mas hoje prefere o tradicional e-mail. Surpreendentemente, essa parece ser a alternativa mais veloz para o dia a dia dele.

Problemas on e offline

Não somente nos momentos de lazer, as falhas do WhatsApp Web já causaram adversidades concretas na vida pessoal de Lorrana. Analista de marketing, ela usa a internet como principal meio de trabalho e vira e mexe se estressa com a atualização para computador.

Certa vez, a belo-horizontina ficou doente e precisou apresentar um atestado médico na empresa em que trabalha. Ela conta que enviou o documento pelo computador mas, para sua surpresa, descobriu que a chefe não havia recebido. O culpado? Segundo ela, a nova atualização do aplicativo de mensagens.

“Prejudica em muitos momentos, porque quando você chama alguém para a tratar de assuntos profissionais costuma ser algo urgente. Se você envia a mensagem e ela some, ou precisa reenviar, não tenho um parecer para enviar à minha gestão e muitas coisas ficam sem ser resolvidas”, defende. Lorrana chegou a reportar o ocorrido ao WhatsApp, mas nunca obteve retorno.

Usuários relatam que mensagens são enviadas no WhatsApp Web, mas não na versão mobile (Lorrana Rodrigues/Arquivo pessoal)

Lentidão para carregar

Bernardo apoia as reclamações de Lorrana e acrescenta outros pontos problemáticos. Assim como ela, ele é prejudicado constantemente pela baixa intuitividade do WhatsApp Web. Ele encontra outro obstáculo na falta de agilidade, que vem causando transtornos na hora de trocar documentos e até mesmo mensagens.

“Antigamente, abria em três ou quatro segundos. Depois que atualizou, fica carregando por um bom tempo, chega até a cinco minutos. Quando termina de preencher a barra e conecta, dá uma atualizada e pede para iniciar tudo de novo”, conta ele, que se mostra incomodado com a recorrência da situação.

Para Bernardo, as melhorias que deveriam surgir da atualização acabam ofuscadas pelos inúmeros defeitos. Ele alega que só enxerga coisas ruins, tanto que hoje em dia recorre ao e-mail para trocar informações consigo mesmo.

“Às vezes, vou pegar um documento e estou com pressa, toda essa demora dá um desânimo. Criei até o costume de pegar o celular e enviar por e-mail mesmo”, lamenta. Outro problema é quando as mensagens são enviadas, mas aparecem como “não lidas”, gerando dúvidas sobre o que já foi comunicado.

Existe alternativa?

Diante de todos esses problemas, será que existe solução para as falhas no WhatsApp Web? É inegável que o app seja o mais conhecido e utilizado para se comunicar virtualmente. Afinal, mais de dois bilhões de pessoas fazem uso do WhatsApp ao redor do mundo.

Mas quem cansou de ler “carregando mensagens” na tela do computador não fica desamparado. Aplicativos como o Telegram, o Skype e o Hangouts são alternativas ao sistema de SMS e também ao WhatsApp, que enfrenta instabilidades “temporárias” devido à atualização de seus recursos.

Abaixo, disponibilizamos algumas das funcionalidades observadas durante o uso dos mensageiros. Confira:

Telegram

Uma das principais alternativas ao uso do WhatsApp Web é o Telegram, que também funciona em desktop. O messenger tem recursos semelhantes aos de Zuckerberg, incluindo a troca de mensagens e áudios em tempo real. Com mais de 500 milhões de usuários ativos, o design clean conquista cada vez mais internautas.

Assim como no WhatsApp, o usuário pode personalizar a tonalidade da tela [acionando o modo escuro] e usar os tradicionais recursos de qualquer messenger. Mais além, é possível assistir a vídeos e redimensioná-los enquanto lê mensagens ou usa outros aplicativos, já que ele fica no cantinho inferior da tela.

Em relação ao áudio, é possível transformar mensagens de voz curtas em sons de notificação. O usuário também pode adicionar bots – programas de software que fazem tarefas pré-definidas – nos canais e grupos de amigos para lazer, ou simplesmente facilitar o trabalho de moderadores. Quem gosta das “figurinhas” não fica de fora: assim como no WhatsApp, o Telegram disponibiliza stickers personalizados para o usuário.

Vale dizer que, nos smartphones, as funcionalidades variam conforme o sistema operacional. Para baixar o Telegram no seu computador, basta acessar este link e seguir as orientações.

Skype

Quem nunca ouviu falar no Skype? Famoso nos anos 2000, o messenger da Microsoft não fica fora da lista do BHAZ. Com a versão para desktop, o usuário pode ligar para telefones em qualquer parte do mundo, além de fazer uma assinatura mensal para destinos específicos.

Além das chamadas de voz convencionais, há as chamadas de vídeo em HD para quem prefere o tradicional “face a face”. Internautas com a agenda profissional cheia podem fazer conferências pelo mesmo meio, com até 100 pessoas ocupando a mesma sala. Não somente gravar a reunião, os recursos do aplicativo permitem ativar legendas e enviar mensagens instantâneas durante a interação. Para usar o Skype online, clique aqui.

Hangouts

O Hangouts do Google é outra opção para quem quer fugir um pouco do WhatsApp. Pelo computador, é possível conversar em grupos com até cem pessoas com uso de fotos, emojis, adesivos e GIFs, como em outros messengers. O usuário ainda pode se conectar em videochamadas gratuitas para até 10 pessoas.

Essa alternativa pode ser usada no navegador ou por aplicativo web, em dispositivos Android e Apple. O Hangouts pode ser usado em diversos aparelhos ao mesmo tempo e, ao contrário do que vem acontecendo com o WhatsApp Web, as conversas antigas ficam disponíveis. Acesse o messenger neste link.

O novo WhatsApp Web

Apesar das críticas, os novos recursos do WhatsApp Web funcionam desde março para iOS e abril para Android e permitem conectar até quatro dispositivos ao mesmo tempo. Cada um dos aparelhos pode se conectar de forma independente, sem exigir que o usuário esteja online pelo celular, “mantendo o mesmo nível de privacidade e segurança que as pessoas esperam do aplicativo garantido pela criptografia de ponta a ponta”, segundo a empresa.

Ainda de acordo com o WhatsApp, o feedback dos usuários mostrou que existem melhorias a serem feitas. A empresa está ciente das reclamações e defende que já trabalha para a normalização do uso do messenger em todos os dispositivos.

@alphacasesoficial Não aguento mais esse bug do WhatsApp no iPhone😡😡😡 #fy #fyp #alphacasesoficial #Avonscov #bug ♬ som original – Alpha Cases Oficial

Nota do WhatsApp na íntegra

O WhatsApp está implementando novidades na versão do WhatsApp Web e do Desktop. Com esta atualização, será possível conectar o WhatsApp em até quatro dispositivos vinculados ao mesmo tempo, sem exigir que o telefone esteja online. Cada um destes dispositivos se conectará ao WhatsApp de forma independente, mantendo o mesmo nível de privacidade e segurança que as pessoas esperam do aplicativo garantido pela criptografia de ponta a ponta. Essas mudanças começaram a ser lançadas para os usuários em janeiro, e chegarão a todos os usuários de iOS em março e aos usuários de Android em abril.

O feedback dos usuários mostrou que ainda há um caminho a ser percorrido. O WhatsApp está ciente de que pessoas estão enfrentando atrasos ao carregar suas mensagens com segurança no WhatsApp Web e no Desktop e já está trabalhando em melhorias para que a experiência volte ao normal em todos os dispositivos vinculados.

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!