Xiaomi apresenta robô humanoide que reconhece emoções humanas

robô da xiaomi
CyberOne reconhece 45 emoções e é capaz de ouvir 85 tipos de sons (Reprodução/Xiaomi)

A Xiaomi, empresa chinesa de tecnologia, apresentou nessa quinta-feira (11) um robô humanoide capaz de reconhecer emoções humanas e detectar cerca de 85 sons.

O CyberOne tem 1,77 m de altura e pesa 52 quilos, segundo o CEO Lei Jun. Durante a apresentação, o bilionário tirou selfies e aproveitou para exibir algumas das habilidades do protótipo.

“Eu fiquei nervoso e emocionado ao interagir com ele no palco. O que você achou da performance dele nesta noite?”, publicou Jin em seu perfil no Twitter. CyberOne recebeu aplausos e até mesmo entregou uma flor ao empresário (assista abaixo).

Robô detecta emoções e sons

O CyberOne é equipado com braços e pernas avançados, suportando movimentos bípedes. Segundo a Xiaomi, ele ainda tem recursos de visão e funcionalidades que permitem “criar reconstruções virtuais tridimensionais do mundo real”, além de uma série de outras tecnologias.

A companhia ainda afirma que, em comparação com um robô quadrúpede – que se desloca sobre quatro pés -, o CyberOne é mecanicamente mais complexo e exige motores mais potentes.

O robô humanoide também percebe espaços 3Ds e reconhece pessoas, gestos e expressões. Ele é capaz de detectar 45 emoções humanas, oferecendo conforto em momentos de tristeza. Além disso, reconhece 85 tipos de sons.

Os recursos do CyberOne são integrados às unidades de processamento do robô, combinados a um módulo OLED que exibe informações em tempo real.

Desafios na robótica

O CEO da corporação observa que robôs biônicos humanoides exigem o “mais alto grau de integração técnica e apresentam o maior desafio no campo da robótica inteligente”. Ainda, acredita que esse tipo de robô definitivamente fará parte da vida humana no futuro.

O processo de pesquisa e desenvolvimento do CyberOne usou tecnologias de ponta de diversos setores, incluindo percepção e cognição biônica, biomecatrônica, inteligência artificial, big data, computação em nuvem e navegação visual.

CEO da Xiaomi apresenta robô humanoide (Reprodução/Xiaomi)

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!