Pesquisar
Close this search box.

UFMG é líder em número de cursos presentes em listas ‘top 10’ do Brasil

22/10/2024 às 13h41
melhores universidades do mundo
Universidades públicas lideram ranking de melhores cursos do país, segundo levantamento (Lucas Braga/UFMG)

A Universidade Federal de Minas Gerais é a instituição de ensino superior com maior presença nas listas “top 10” de cada uma das 40 áreas consideradas pelo Ranking Universitário Folha (RUF). O levantamento, realizado pela Folha de S. Paulo e divulgado nessa segunda-feira (21), coloca os cursos da UFMG em 39 das 40 listas dos mais bem avaliados.

Outras quatro universidades públicas possuem mais de 30 cursos entre as listas “top 10” no ranking. São elas: Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com 38 cursos cada; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 37; e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), com 34.

Nenhuma universidade privada brasileira ultrapassa a casa de 30 melhores cursos na avaliação de 2024. Ainda assim, as PUCs se sobressaem no recorte: no Rio Grande do Sul, a PUC-RS registra 29 carreiras entre as mais bem colocadas. No Paraná, a PUCPR tem 28, seguida pela PUC-Rio, com 26. A filial mineira da instituição particular fica em quarto lugar entre as privadas, com 25 cursos em destaque.

Segundo a Folha, o Ranking Universitário é uma avaliação de todas as 203 universidades ativas do país que usa dados nacionais e internacionais e duas pesquisas de opinião do Datafolha, em cinco aspectos: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação. O levantameto considera critérios numéricos, como a quantidade de artigos publicados, de patentes concedidas e professores em dedicação integral, bem como critérios opinativos, como a opinião de empregadores do mercado.

Por conta da relação entre os aspectos, no ranking geral de qualidade de ensino, que apresenta uma visão global dos dados, a UFMG figura em 12° lugar na lista das universidades mais completas do Brasil. Confira a disposição integral aqui.

Destaque internacional

Há poucos dias, a UFMG foi destaque também num levantamento internacional, feito pela revista britânica Times Higher Education (THE), especializada em educação. No ranking, que elencou instituições de todo o globo, a federal mineira ficou na sexta colocação entre as melhores universidades do Brasil e nona na América Latina.

Considerando a visão global, a UFMG aparece na posição 294. A posição estaria relacionada a outra dimensão muito valorizada pela agência britânica: a reputação institucional.

Segundo o professor Dawisson Belém Lopes, diretor do Escritório de Governança de Dados Institucionais da UFMG, o THE é visto como um dos mais tradicionais rankings do mundo, que adota uma regra de corte bastante restritiva. “Para figurar nessa lista, a instituição precisar contar, no mínimo, com mil artigos publicados na base Scopus nos últimos cinco anos. Estar nele já é uma vitória”, destaca.

Saiba mais sobre o ranking da THE neste link.

Thiago Cândido

Aluno de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Repórter no BHAZ desde 2023. Colaborou em reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.
[author_socials_links]

Thiago Cândido

Email: [email protected]

Aluno de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Repórter no BHAZ desde 2023. Colaborou em reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ