Aos 82 anos, avó de Contagem conquista a web ao usar Alexa para rezar o terço

avó contagem alexa
A avó também usa a assistente para lembrar dos remédios e ouvir Zeca Pagodinho (Reprodução/@JeMeireles13/Twitter)

“Demos uma Alexa pra minha avó, agora a Alexa tá rezando o terço no meio do almoço”. Foi com essa publicação no Twitter que a analista de marketing Jéssica Meireles, de 29 anos, começou a contar a história da Alexa com Dona Elza. Aos 82 anos, a moradora de Contagem, na Grande BH, desenvolveu uma peculiar relação com a assistente virtual. A história cativou muita gente e a postagem já acumula mais de 130 mil curtidas.

Ao BHAZ, Jéssica conta que a avó ganhou a assistente virtual para auxiliar na hora de lembrar dos remédios que ela toma. “O objetivo era promover a independência dela. Ela gosta de tecnologia, mas com a Alexa ela está saindo da zona de conforto e aprendendo novas funcionalidades”, comenta.

Uma relação de ódio e amor

Apesar de Dona Elza ter encontrado várias utilidades para a Alexa, no começo houve um estranhamento com o eletrônico. Ela já conhecia o dispositivo através de um dos filhos e vivia dizendo que a Alexa era “muito chata”. A neta conta que a reação dela ao ganhar o presente na noite de Natal foi: “Ah não! Lá vem essa chata para minha casa!”.

Mas tudo mudou depois que Jéssica explicou as funcionalidades de forma que Dona Elza entendesse. “Eu mostrei para ela que tem como pegar receita de bolo, tem os lembretes dos remédios. Agora ela está aprendendo. Outro dia ela até colocou Zeca Pagodinho para tocar para minhas tias”, comemora a neta.

Idosos e a tecnologia

Apesar de Dona Elza não estar acostumada com a repercussão, sua neta está vê uma oportunidade de divulgar informação. Jéssica tem se divertido com os comentários na publicação e se surpreendeu com o interesse de outras pessoas que lidam com idosos. “O tanto de gente que veio me procurar, para saber como colocar lembrete de remédio. Para mim foi uma surpresa boa a repercussão de filhos e netos, que têm a Alexa em casa e vão usar para ajudar em relação aos idosos”, comenta.

Mesmo antes da Alexa, Dona Elza já tinha uma boa relação com a tecnologia. Acessando streaming, usando celular, YouTube e redes sociais. Ainda assim, para aprender novas coisas, ela contou sempre com a paciência da neta nas explicações. “No começo ela teve um pouco de dificuldade, porque o idoso às vezes acha que a Alexa vai conversar como um ser humano. Mas aos poucos ela está aprendendo”, relata.

Como usar a Alexa para os remédios e as orações

Para utilizar a assistente virtual da Amazon para remédios que devem ser tomados todo dia, basta pedir para a Alexa “criar um lembrete diário”. O dispositivo vai então pedir um nome para o lembrete e o horário que deve ser ativado.

Já para aqueles que querem um acompanhamento nos momentos das preces, basta pedir para a Alexa “abrir cardápio de oração”. Em seguida, basta seguir as instruções da assistente para escolher uma das orações disponíveis.

Edição: Giovanna Fávero
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!