Ana Beatriz Nogueira cancela peça em protesto contra teatro que recebeu evento com Sergio Moro

Ana Beatriz Nogueira
Artista recebeu o apoio de colegas de profissão nas redes sociais (Reprodução/TV Brasil)

A atriz Ana Beatriz Nogueira cancelou a estreia de uma peça em um teatro do Rio de Janeiro, depois que o estabelecimento recebeu o ex-juiz Sergio Moro em um evento, nessa quinta-feira (9). A artista recebeu o apoio de colegas de profissão nas redes sociais.

“Como atriz e produtora da peça ‘Um dia a menos’ estou cancelando minha estreia em janeiro no Teatro dos Quatro”, escreveu a atriz ao publicar foto de divulgação do evento com o ex-ministro da Justiça no local.

Artistas como Vera Zimmermann, Zélia Duncan, Lucio Mauro Filho, Silvia Buarque, Augusto Madeira, Cissa Guimarães, Kika Kalache e Paulo Betti deixaram mensagens de apoio à decisão de Ana Beatriz Nogueira, no Instagram.

“Já era fã antes, imagina agora! Quando nossos espaços, tábuas que transformamos em sagradas com sangue e suor de 25 séculos, são profanados dessa maneira, eles não nos representam mais. Viram apenas o chão de madeira de um mercado”, escreveu o ator Roberto Birindelli.

Antes de atuar como ministro da Justiça do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Sergio Moro também foi o juiz que condenou o ex-presidente Lula. Posteriormente, o STF (Supremo Tribunal Federal) mudou o entendimento sobre a prisão em segunda instância e soltou o ex-mandatário. Hoje, ele é filiado ao Podemos e pode concorrer às eleições presidenciais de 2022.

Teatro se manifesta

Ainda ontem, após o cancelamento da peça produzida e estrelada por Ana Beatriz Nogueira, o Teatro dos Quatro se manifestou em defesa da liberdade de expressão e afirmou que o evento com o ex-juiz foi promovido por uma editora que contratou o espaço.

“Sempre nos pautamos pela liberdade de expressão e pensamento, jamais censuramos ou limitamos qualquer manifestação. Justamente por este motivo, recebemos as mensagens e críticas hoje com o mesmo respeito de sempre”, defende o estabelecimento em nota (leia na íntegra abaixo).

O comunicado reforça que o teatro é independente e não recebe apoios ou patrocínios. “Para nós, trata-se apenas de uma relação pontual e comercial, assim como tantas outras”, pontua o texto a respeito do evento com Sergio Moro.

“Pedimos que apoiem os teatros, não só o Teatro dos 4, que duramente sobreviveram a esse período triste sem poupar esforços para se manterem de pé. Tenhamos empatia, tranquilidade e compreensão. Só assim é possível”, finaliza a nota.

Nota do Teatro dos Quatro

“Prezados artistas, produtores, realizadores e demais colegas.

O Teatro dos 4 desde seu início , foi palco de diversas lutas e momentos históricos do nosso país. Nas tábuas sagradas do Teatro dos 4 , pisaram os maiores artistas em espetáculos memoráveis. Para vocês , colegas de classe, não precisamos aqui alongar, enumerar e destacar a importância dessa casa que sempre foi de todos e para todos.

Sempre nos pautamos pela liberdade de expressão e pensamento, jamais censuramos ou limitamos qualquer manifestação. Justamente por este motivo, recebemos as mensagens e críticas hoje com o mesmo respeito de sempre.

Cabe ressaltar, que somos também um teatro particular, independente, sem qualquer apoio ou patrocínio. Somos uma empresa com CNPJ , encargos, obrigações trabalhistas e funcionários. Somos famílias que dependem do Teatro dos 4. Dessa forma, passamos 2 anos , da mesma maneira que tantos outros, fechados e impedidos de trabalhar. Conseguimos por esforço e amor ao TEATRO , manter nosso espaço limpo, com manutenção em dia ,nossa equipe amparada e unida.

Finalmente após esse longo período, iniciamos a nossa abertura para espetáculos lindos, aulas, eventos, balés, ou seja, todas as atividades que nos permitem finalmente voltar a respirar.

O evento de hoje em questão é uma realização independente de uma editora que contratou o espaço para fazer o lançamento de um livro. Para nós, trata-se apenas de uma relação pontual e comercial, assim como tantas outras.

Nossa prioridade continua sendo a realização de espetáculos artísticos que continuem mantendo o nome e a história do Teatro dos 4 dentre os mais importantes e relevantes do país. Estamos trabalhando para isso! Da mesma maneira, estamos abertos a todos , como sempre estivemos.

Pedimos que apoiem os Teatros, não só o Teatro dos 4, que duramente sobreviveram a esse período triste sem poupar esforços para se manterem de pé. Tenhamos empatia, tranquilidade e compreensão. Só assim é possível.

Um forte abraço,

Equipe Teatro dos 4″.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!