Apresentadora da Globo pede a convidada negra para servir cocadas e gera discussão sobre racismo estrutural

é de casa
Talitha Morete conheceu Silene enquanto fazia as unhas e a convidou para reproduzir a receita de cocadas no programa (Reprodução/TV Globo)

Uma atitude de Talitha Morete, apresentadora do “É de Casa” (TV Globo), tem dado o que falar desde sábado (11). É que a jornalista dividiu opiniões ao mandar a única convidada negra do programa, vendedora de cocadas, servir os quitutes aos demais convidados. Nas redes sociais, internautas se dividem sobre acusação de racismo estrutural.

No início do quadro, Talitha contou que estava fazendo as unhas em um salão quando Silene entrou para vender cocadas. A movimentação foi muito grande e, logo, os doces já tinham acabado. “Eu fiquei só olhando. Ela sentou, abriu a bolsa, começou a tirar um monte de cocada. E eu fiquei assim: ‘gente, que cocada é essa?'”. Após uma conversa, jornalista a convidou para reproduzir a receita no “É de Casa”.

“Silene, a dona da cocada, vai fazer as honras da casa. Vai servir todo mundo, Silene. Por favor, pode oferecer que tá todo mundo querendo sua cocada, tá Silene?”, polemizou a apresentadora, enquanto os convidados estavam todos sentados em uma roda. Em seguida, Talitha entregou a bandeja e agradeceu a presença da moça no programa.

Jornalista negro interfere

Na tentativa de contornar o caso, o jornalista Manoel Soares – que presenciou a cena – se prontificou a tirar o objeto das mãos da convidada: “Olha só, vamos fazer o seguinte? Eu vou ser o seu garçom e você vai me orientar pra quem eu vou servir. Porque você não vai servir ninguém, você vai me dizer o que eu tenho que fazer”, disse ele.

Nas redes sociais, muitos internautas teceram elogios à sensibilidade de Soares. O artista é conhecido por se manifestar contra a discriminação. Ele, inclusive, foi alvo de um comentário racista enquanto trabalhava em uma transmissão ao vivo, em maio de 2020 (lembre aqui).

O episódio no “É de Casa” gerou represálias e já é um dos assuntos mais comentados no Twitter, embora algumas pessoas defendam que Talitha “não foi mal-intencionada”. Uma mulher tuitou que “ela [Talitha] quis dar a honra à irmã de servir algo que ela fez com carinho, como qualquer anfitrião faria na sua casa servindo a sua comida”.

Por meio de post no Instagram, o perfil do programa se manifestou sobre a repercussão da cena: “A central dos fãs do @edecasaofficial lamenta o acontecido e deixa nosso carinho e muito respeito a @cocadasdasilene!”.

Confira algumas das críticas negativas à respeito do assunto:

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!