Atleta leiloa medalha de prata da Rio 2016 para ajudar criança com câncer

Reprodução/Facebook

O atleta polonês Piotr Malachowski surpreendeu ao mundo com uma atitude nobre: ele resolveu leiloar sua medalha de prata conquistada no lançamento de disco das Olimpíadas Rio 2016 para ajudar uma criança com câncer.

O pequeno Olek, de apenas um ano, sofre de retinoblastoma, um tipo de câncer na retina dos olhos. Piotr publicou sua decisão em sua fanpage no Facebook. O atleta diz que já que não conseguiu o ouro está tentando fazer com que sua medalha de prata aumente de valor. Até o momento, o maior lance pelo item chega a R$ 75 mil.

“Ganhar uma medalha olímpica para um atleta é realizar um sonho de vida. Claro, a de ouro é a mais preciosa. Eu fiz tudo que estava ao meu alcance para obtê-la. Infelizmente desta vez não tive sucesso. No entanto, o destino me deu uma chance de aumentar o valor da minha prata”, disse na publicação.

O atleta disse que a mãe de Olek, Goshia, o procurou logo após a premiação para pedir ajuda para salvar a criança.

“Pouco tempo depois da competição, Goshia, mãe de Olek, escreveu para mim pedindo ajuda para salvar seu filho. Olek tem quase dois anos e está lutando contra um câncer no olho durante mais da metade de sua vida. O retinoblastoma é um tumor maligno do olho, que só ocorre em crianças com menos de 5 anos de idade. Na Polônia, não há chance de salvar Olek. A única possibilidade é a terapia em Nova Iorque. Eu decidi ajudar Olek e enviei a medalha do Rio para o leilão”.

O atleta pede para que outras pessoas também se mobilizem para ajudar Olek.

“No Rio, eu lutei para ter o ouro. Hoje, faço um apelo a todos para algo que é ainda mais valioso. A saúde deste menino fantástico. É por isso que eu convido todos vocês para o leilão. Se você ajudar, minha prata pode ser mais valiosa do que o ouro para Olek”, escreveu.

Jéssica Munhoz

Jessica Munhoz é redatora do Portal Bhaz e responsável pela seção Cultura de Rua.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!