Ator de ‘Game of Thrones’ critica representação de anões em novo filme da Branca de Neve: ‘Hipocrisia’

Peter Dinklage
Disney respondeu às reivindicações do ator (Reprodução/HBO)

O ator Peter Dinklage criticou a Disney pela condução do remake do filme “A Branca de Neve e os Sete Anões”. Para o astro de “Game of Thrones”, a produção reforça estereótipos preconceituosos sobre o nanismo e erra ao insistir em uma “história retrógrada”, mesmo com a tentativa de trazer uma protagonista não-branca.

Em entrevista ao podcast WTF, do comediante Marc Maron, Peter detonou o novo filme da Disney. “Existe muita hipocrisia”, afirmou Dinklage. Para ele, é ofensivo como a história da Branca de Neve trata os anões de forma inferior, como pessoas cujos únicos traços de personalidade estão ligado ao fato de serem anões.

“Sem querer ofender ninguém, eu fiquei um pouco surpreso quando eles anunciaram que estavam dando o papel de Branca de Neve para uma atriz latina. Mas, ao mesmo tempo, seguem contando a história de Branca de Neve e os Sete Anões. Dê um passo para trás e veja o que você está fazendo! Não faz sentido para mim”, disse o ator.

Dinklage reconheceu o progresso em ter um elenco diverso na animação, mas demonstrou revolta com a história do remake. “Ainda está fazendo aquela história retrógrada dos sete anões vivendo na caverna. O que você está fazendo, cara? Será que eu não fiz nada para que a minha causa avançasse? Acho que não gritei o suficiente”, avalia.

Disney responde

Após a repercussão dos comentários do ator de “Game of Thrones”, a Disney reagiu e afirmou que pretende consultar a comunidade para não “reforçar estereótipos”. A empresa também argumentou que pretende ter uma abordagem diferente com os sete personagens,

“Estamos ansiosos para compartilhar mais à medida que o filme entra em produção após um longo período de desenvolvimento”, afirmou a Disney, em resposta ao The Hollywood Reporter.

Ataques racistas a atriz

O remake de “A Branca de Neve” causou também outra polêmica discussão após a divulgação de que a atriz latina Rachel Zegler foi a escolhida para o papel da protagonista. Zegler foi alvo de ataques racistas, por pessoas que criticavam o fato da artista selecionada para interpretar o personagem não ser branca.

Rachel rebateu as críticas nas redes sociais. “Sim, eu sou a Branca de Neve. Não, eu não vou descolorir a minha pele para o papel”, publicou em um tuíte, que foi deletado posteriormente.

Edição: Giovanna Fávero
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!