Atriz Françoise Forton morre aos 64 anos após luta contra o câncer; velório exige comprovante de vacinação

Morre Françoise Forton
Artista lutava contra um câncer de útero (Reprodução/@edusbarata/Instagram

A atriz Françoise Forton, de 64 anos, morreu no Rio de Janeiro ontem (16) após quatro meses internada. A artista estava hospitalizada na Clínica São Vicente, na Zona Sul da cidade, e lutava contra um câncer no útero. Ela era casada com o produtor cultural Eduardo Barata e tinha um filho com Ênio Viotti, seu primeiro marido.

Filha de pai francês e mãe brasileira, Forton era natural do Rio e somava mais de 50 anos de carreira artística. Iniciou seus trabalhos em 1969, em uma pequena participação na novela “A Última Valsa”. Mais adiante, estrelou produções como “Bebê a Bordo” (1988), “Tieta” (1989), “Explode Coração” (1995), “O Clone” (2001) e “I Love Paraisópolis” (2015).

Além do sucesso nas telas, também alcançou êxito no cinema com filmes como “Coração de Cowboy”. No teatro, ganhou premiações diversas, incluindo do Festival Internacional de Angra, em 2011, por “Chopin Sand?”.

O corpo da artista está sendo velado na manhã desta-segunda-feira (17), das 10h às 14h, no Teatro Tablado, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio. De acordo com o viúvo Eduardo Barata, a cerimônia de cremação ocorrerá das 15h às 16h15 no Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju. Ele reforçou a importância de comparecer ao local usando máscara, além de apresentar o comprovante de vacinação contra Covid-19.

Atriz escondeu câncer por 10 anos

De acordo com informações do jornal O Globo, Forton demorou uma década para revelar a doença no útero. Em 2016, decidiu detalhar o diagnóstico em entrevista ao INCA (Instituto Nacional do Câncer). “Eu fazia mais ou menos uma vez por ano [exame Papanicolau], às vezes dava mais espaço. Na verdade, não tinha tanta preocupação com isso, porque nunca senti nada, nem dor, nem nenhum sintoma estranho, nada mesmo”, disse.

“Confesso que dei uma esquecida. Em 1991, eu ia fazer uma novela, mas antes resolvi tirar o DIU [Dispositivo Intrauterino] e me deu vontade de pedir para fazer um Papanicolau”, finalizou. Já em 2020, em participação no programa O Encontro apresentado por Fátima Bernandes, Forton voltou a falar sobre o câncer: “Não falava da doença, fiquei dez anos sem falar. Hoje, faço questão de ir a público, poder participar das crianças. Minha vida mudou inteiramente. Eu me reeduquei, mudei a minha alimentação”, detalhou.

Na época em que gravava Tieta, no final dos anos 1980, a atriz Françoise Forton precisou enfrentar outro tumor cancerígeno.

Amigos e famosos prestam condolências

Em publicação na madrugada de hoje (17), o marido de Françoise usou as redes sociais para lamentar a morte da companheira. No feed do Instagram, ele postou um fundo branco com os dizeres repetidos “Meu Amor”. Nos comentários, foi reconfortado por amigos e outros colegas de profissão.

A atriz e diretora Lucélia Santos deixou um recado: “Barata, todo meu carinho, um abraço, que difícil esse momento pra você!” Já a global Nathalia Dill comentou: “Meu abraço mais apertado”. Bárbara Paz deixou registrado: “Te abraço”, enquanto Emanuelle Araújo escreveu: “Querido. Todo o meu carinho”. Outros artistas, como Marcelo Serrado e Lúcio Mauro Filho, também lamentaram a partida da carioca.

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!