A disputa entre Amanda, Aline e Bruna na final da edição 23 do BBB terminou com a pior audiência da história do reality show, reforçando a baixa atratividade do programa neste ano. O cenário não é novidade e retrata queda nos números do programa, agravado nesta edição pela falta de interesse nos participantes.
Segundo dados da medição em tempo real da Kantar Ibope para a Grande São Paulo a que o UOL, a edição final do BBB 23 teve média inferior a 20 pontos. No ano passado, o reality show marcou 26 pontos e na edição de maior audiência atingiu 59 pontos (veja abaixo os dados de audiência ano a ano).
Apesar do declínio de audiência em relação às 10 primeiras edições do BBB, quando o reality show marcava mais de 40 pontos de Ibope, marca nunca mais repetida, em algumas edições houve oscilação positiva, o que pode estar relacionado com a escolha dos participantes.
Na pandemia, com mais pessoas em casa e ligados na TV, houve aumento dos números de audiência, com o Ibope marcando 34 pontos em 2020 e 2021. Mas, em 2022, o Ibope voltou a cair.
Audiência da final do BBB ano a ano
BBB 1 – 59 pontos
BBB 2 – 45 pontos
BBB 3 – 50 pontos
BBB 4 – 56 pontos
BBB 5 – 57 pontos
BBB 6 – 51 pontos
BBB 7 – 50 pontos
BBB 8 – 46 pontos
BBB 9 – 41 pontos
BBB 10 – 41 pontos
BBB 11 – 29 pontos
BBB 12 – 26 pontos
BBB 13 – 29 pontos
BBB 14 – 24 pontos
BBB 15 – 27 pontos
BBB 16 – 29 pontos
BBB 17 – 29 pontos
BBB 18 – 33 pontos
BBB 19 – 25 pontos
BBB 20 – 34 pontos
BBB 21 – 34 pontos
BBB 22 – 26 pontos
BBB 23 – ainda não fechado