Baphomet: Estátua ‘sombria’ com pentagrama assusta vizinhos no RS

Estátua de Baphomet
Imagem foi associada a Baphomet (Reprodução/@ivandiariamente/Twitter)

Uma estátua escura de um bode com chifres, corpo humano e um pentagrama na testa “tocou o terror” em um bairro em Alvorada, no Rio Grande do Sul, e viralizou nas redes sociais. A imagem foi associada a Baphomet, figura pagã muitas vezes associada ao satanismo, mas que carrega uma história enigmática.

“Vizinho novo chegou causando no bairro”, publicou o músico Ivan Almeida no Twitter. As imagens postadas mostram a estátua em cima do muro de uma casa, dentro de uma proteção de vidro. “Os ‘véio conservador’ e as crianças do bairro já estão cheios de histórias sobre a casa e essa família”, brincou.

“Essa cabra preta, sentada em um trono, cheia de pentagrama e medindo uns 2 metros, tocou o terror no bairro”, escreveu ele em outro tuíte.

Estátua
Postagem viralizou nas redes (Reprodução/Twitter)

Nas respostas da publicação, internautas compartilharam imagens de outras estátuas curiosas, divertidas ou assustadoras que vizinhos também instalaram perto de suas casas. Uma onça comendo uma capivara e uma “Dona Morte” feita com cimento e panos velhos são alguns dos exemplos.

Baphomet

A estátua logo foi associada pelos usuários do Twitter a Baphomet. De acordo com o UOL, para muitos pesquisadores, a figura está relacionada aos deuses pagãos das mitologias e lendas celtas, do Egito, da Índia e da Grécia.

Para outros, a imagem – também chamada de Baphomete ou Bafomé – se originou no ocultismo do século 19, na França, no livro “Dogma e ritual de alta Magia”, de Eliphas Levi. Foi a capa dele que inspirou a arquitetura do Templo Satânico, com sede em Massachusetts, nos Estados Unidos.

Já a versão com cauda, orelhas de animais, barba de cabra, pés deformados, chifres e asas de animais surgiu a partir do século 21.

No cristianismo, Baphomet é considerado um demônio, já que possui chifres, assim como Satanás.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!