Brasileiros vivem como moradores de rua nos EUA

O jornal Brazilian Voice, maior veículo de comunicação em língua portuguesa nos EUA, publicou uma matéria onde mostra a vida de moradores de rua que construíram verdadeiras comunidades (favelas) sob os viadutos de Nova York.

A história dessas pessoas foi descoberta pela ativista Edmara A. dos Santos, natural de Belo Horizonte (MG), moradora há 19 anos nos EUA. Segundo ela, atualmente vivem 26 indivíduos debaixo da ponte que liga Newark a Harrison, sendo 11 deles brasileiros.

“As histórias desses moradores de rua que existem à margem da sociedade frequentemente apresentam elementos trágicos e similares: O trauma provocado pela perda ou separação de um ente querido (depressão), a dependência em drogas, o alcoolismo ou distúrbios mentais.”, cita o jornal.

Edmara citou o caso de Silvana, que é natural de Governador Valadares e se mudou para a região metropolitana de Boston (MA), porém, o marido foi deportado e o filho é dependente químico, fazendo com que ambos deixassem Massachusetts e mudassem para New Jersey, onde moram sob a ponte desde então. Vivendo em um dos barracos montados debaixo da estrutura de aço, o jovem pinta telas e trabalha esporadicamente na construção civil. A sensibilidade e beleza das pinturas do rapaz impressionam quem visita o local e Silvana, que aparentemente é alcoólatra, também tem 2 filhos no Brasil, e sonha um dia rever a família.

“Quero que todos ajudem para tirá-los de lá e que outras pessoas não entrem”, disse Edmara, que atua em projetos sociais desde o Brasil. No domingo (6) será realizada uma feijoada beneficente cuja verba será destinada ao custeio da papelada de registro da ONG junto ao Estado.

Leia a matéria na íntegra no Brazilian Voice

Jéssica Munhoz

Jessica Munhoz é redatora do Portal Bhaz e responsável pela seção Cultura de Rua.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!