‘Caixaça Econômica’: Distribuidora de bebidas viraliza e recebe notificação da Caixa

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Fachada com nome inusitado viralizou nas redes sociais (Reprodução/Fernando Madeira/Rede Gazeta)

Uma distribuidora de bebidas viralizou nas redes sociais após um trocadilho envolvendo o nome de um banco, em Cariacica, região metropolitana de Vitória (ES). O “Caixaça Econômica” é inspirado, do nome às cores, na Caixa Econômica Federal, que notificou o estabelecimento.

Nos últimos dias, a fachada da distribuidora de bebidas com o nome inusitado viralizou nas redes. Dois dias após um internauta postar um vídeo mostrando a placa da loja, as imagens somaram mais de 2,5 milhões de visualizações.

Com a grande repercussão, a história chegou até o conhecimento da Caixa. Segundo o proprietário informou em entrevista para TV Gazeta, a instituição financeira notificou o bar e pediu que eles retirem referências à instituição da placa.

‘Chamar a atenção’

“Eu tive a ideia do ‘Caixa’, associando ao logo da Caixa, e a minha esposa matou a charada falando ‘Econômica!’. Quando ela falou isso eu pensei: xeque-mate! A gente pensava num nome pra chamar a atenção da região, a gente não chegou a pensar que fosse correr o mundo como correu”, explicou o empresário Adilson Ramos entrevista à emissora capixaba.

O casal tinha antes uma loja de utensílios domésticos no local mas, como não estava indo bem, tiveram a ideia de abrir a distribuidora de bebidas. Após o nome escolhido, eles encomendaram a placa do estabelecimento. No início, a ideia não foi tão bem aceita, mas depois as coisas mudaram.

“A gente viu um menino para fazer a arte, ele não gostou muito, mas depois de pronto ele me ligou e falou que tinha ficado genial. Imprimimos e colamos. No terceiro dia, passa um rapaz e grava um vídeo e coloca nas redes sociais, e teve a repercussão que teve”, continuou Adilson.

Caixa pede retirada

Por meio de nota (leia abaixo na íntegra), a Caixa informou que “já encaminhou notificação para a retirada imediata das marcas do banco de qualquer anúncio publicitário, ação promocional, fachada ou referência visual na internet”.

A instituição financeira reforça que a Caixa é “a titular exclusiva dos direitos de utilização das marcas institucionais e de produtos e serviços, sob o amparo da Lei n° 9279/96, Art.129 e Art.130”. E que “a utilização indevida de marcas constitui crime”.

“A Caixa fez uma visita para a gente e pediu pra desvincular o ‘X’ dela, para tirar a ideia de Caixa Econômica. Nós mexemos na logo e substituímos o ‘X’ pelo ‘CH’. Vai continuar se chamando Cachaça Econômica, mas nada que lembre a Caixa Econômica Federal”, completou o empresário.

Nota da Caixa

“A CAIXA informa que já encaminhou notificação para a retirada imediata das marcas do banco de qualquer anúncio publicitário, ação promocional, fachada ou referência visual na internet.

A CAIXA é a titular exclusiva dos direitos de utilização das marcas institucionais e de produtos e serviços, sob o amparo da Lei n° 9279/96, Art.129 e Art.130.

O banco esclarece que a utilização indevida de marcas constitui crime contra a propriedade intelectual, tipificado na referida lei ainda pelo art.189, inciso I, cuja pena prevista é de 3 meses a 1 ano de detenção, ou multa.”

Edição: Roberth Costa
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

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