Carolinie Figueiredo revela que perdeu a virgindade em um estupro

Carolinie Figueiredo
Atriz pediu um basta na violência contra a mulher (Reprodução/Instagram)

A atriz e educadora parental Carolinie Figueiredo, de 31 anos, revelou aos seguidores que perdeu sua virgindade por meio de um estupro, ainda na adolescência. A ex-Malhação desabafou sobre como a violência contra a mulher causa traumas psicológicos e físicos, e ressaltou a necessidade de mudança.

“Há um ano compreendi que a maneira que perdi minha virgindade foi um estupro. Foram 15 anos elaborando essa história. Estamos completamente distantes das fronteiras seguras dos nossos corpos. Precisamos nos fortalecer para que tenhamos estrutura psíquica e emocional para dar conta das nossas histórias!”, escreveu a atriz um uma sequência de stories publicada no Instagram.

Carolinie Figueiredo enfatizou o impacto que o abuso causa no sentimento de autoestima e autovalor da vítima, além de argumentar que o patriarcado “adoece, machuca e violenta” os corpos das mulheres. “Os homens, vetores diretos dessa opressão, não têm ideia de como esses assuntos de violência machucam. Mulheres: vamos precisar endurecer nossos discursos e criar uma barreira para proteção dos nossos corpos, dos nossos direitos”, reivindicou.

A atriz, por fim, pediu um basta na violência contra a mulher, que pode continuar causando impactos mesmo anos após o trauma, e lamentou a falta de visibilidade do assunto. “Chega de tanta violência e negligência com o nosso sentir. Eu sinto no meu corpo esses atravessamentos. Eu choro por todas nós, por nossa ancestralidade, por todas que não puderam se posicionar”, concluiu.

Ver essa foto no Instagram

Quaisquer desajuste que você esteja vivendo compreenda: Não é CULPA SUA. Não é uma falência pessoal. É uma falência sistêmica! O Sistema está ruindo. E precisa ruir. Com nossas escolhas equivocadas o planeta (e nós) estamos adoecidos. O capitalismo, o patriarcado, o machismo, a violência e o racismo nos destroem. E faz parte desse processo te vender salvações. Por isso você “precisa” estar mal. Então faz parte do projeto que você se sinta insegura, com medo, ansiosa, infeliz, insatisfeita com seu corpo e/ou com medos financeiros. Ressoa por aí? Há, porém uma saída! O primeiro passo é sair da CULPA e da falência pessoal. Isso é paralisante e introjeta ainda mais vergonha, culpa e ressentimento num processo já doloroso. O segundo passo é reconectar com seu sentir e seu corpo. Isso quer dizer que tem dias que eu choro no chão, tem dias que consigo extravasar minha raiva, tem dias que eu choro de amor… O sentir nos libera e nos reconecta com o que somos no presente. E só isso existe. Não desista, ta? O projeto de poder é te controlar pelo medo, reprimir seu corpo. Controlar seu sentir e sua autonomia de escolha, É te vender sonhos distantes e te deixar insegura, competitiva e doente com isso, Estamos de olho, tá? Nós atentas e despertas viemos revolucionar e só conseguimos isso ao cuidarmos de nós e da nossa rede! Te preciso forte, nutrida e apoiada pra atravessar! Me diz: como essas palavras te afetam? Para atendimento terapêutico individual me escreve [email protected] To aqui, Carolinie

Uma publicação compartilhada por Carolinie Figueiredo (@carolinie_figueiredo) em

Edição: Aline Diniz
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!