Casal comemora Dia dos Pais com amor em dose ‘quíntupla’ em SP: ‘Ato de coragem’

dia dos pais
Jhonatan e Daniel comemoraram a data especial ao lado dos cinco filhos (Reprodução/@jhonatanwiliantan/Instagram)

“O amor é um ato de coragem, assim como a adoção”: a frase é de Jhonatan Williantan, que comemora o Dia dos Pais de maneira “quintuplamente” especial com o marido, Daniel Rocha, em Rio Claro (SP).

O casal encontrou nas redes sociais uma oportunidade de espalhar todo o amor que transmite aos cinco filhos – todos gerados pela mesma mãe biológica – dentro de casa. A adoção dos pequenos já tem dois anos, período em que Jhonatan conheceu o “verdadeiro amor”.

Nadando contra a maré, o casal não sofreu preconceitos devido ao fato de serem dois pais. Em conversa com o BHAZ, o técnico agrícola de 29 anos explica detalhes sobre a rotina da família e como ele e o companheiro ensinam valores que os pequenos vão levar para toda a vida.

Amor em dose quíntupla

Jhonatan decidiu adotar os irmãos Douglas, de 11 anos; Wendel, de 7; Harry, de 5; Yarah, de 4 e João Miguel, de 2, no primeiro ano da pandemia. A mãe biológica os deixou em um orfanato no município de Rio Claro e, como a família imediata não quis abrigá-los, ele assumiu a tarefa.

“Tiramos eles do abrigo há dois anos, e agora temos a guarda definitiva. Eles foram resgatados dos pais por negligências, questões de saúde, alimentação e educação. Como sou primo de segundo grau da mãe biológica deles, ou família extensa, a Justiça me procurou”, explica o rapaz.

Foram várias dúvidas antes de seguir com a adoção. “Como vou enfrentar uma sociedade primitiva e atrasada para conquistar a guarda de cinco crianças?”, pensou Jhonatan antes que tudo se ajeitasse. Mesmo com medo, ele deu entrada nos papéis aos 26 anos e assumiu a grande responsabilidade de receber o título de “pai”.

Presente de Natal

Você deve estar se perguntando se todos os irmãos foram acolhidos ao mesmo tempo. Bem, primeiro chegaram as quatro crianças mais velhas. Os papéis estavam praticamente acertados quando, em um momento de surpresa, o Conselho Tutelar informou Jhonatan de que a mãe dos pequenos estava grávida novamente.

“Já estava tudo encaminhado quando a assistente me falou sobre a gravidez. Faltando uma semana para o nascimento, me chamaram dizendo que o bebê seria encaminhado a outra família. Quando perguntaram quem poderia ficar, indiquei a irmã do pai biológico, mas ela acabou devolvendo o João logo que ele nasceu”, recorda.

Foi então que o Conselho o contatou novamente e questionou se ele estaria disposto a adotar o recém-nascido. “Quando ela me perguntou, me desarmou. Eu disse que conseguia e que queria, porque quem tem quatro pode ter cinco”, brinca o paulista. João Miguel foi recebido pelo casal no dia 24 de dezembro de 2020, em plena véspera de Natal.

‘Faria tudo de novo’

Jhonatan parou de trabalhar fora para se dedicar exclusivamente ao dia a dia com os filhos. O marido dele, por outro lado, gera a renda da casa trabalhando como enfermeiro.

“As crianças sabem que têm dois pais, passamos valores que eles vão levar para sempre como qualquer outra família. Eu costumo dizer que eles que nos adotaram. Chegaram pra ensinar o que é respeito e amor de verdade. Hoje posso falar que sei que é o amor e o companheirismo”, narra à reportagem.

Para o pai de “quinta” viagem, educar as crianças para que se tornem cidadãs é o principal desafio num emaranhado de tantos outros. “Cada criança tem uma personalidade, uma vida é diferente da outra. O principal conselho que eu daria a quem está se tornando pai pela primeira vez é aprender a ouvir”, diz.

“Nós só sabemos o que é ser pai até sermos. Hoje acordei com ‘feliz Dia dos Pais’, e é uma troca de amor e de energia indescritível. Tem tanta coisa inteligente que a criança fala, que muitas vezes não damos atenção. Eu brinco que, se fossem 10 crianças, eu teria feito tudo de novo”, afirma emocionado.

Toda ajuda é bem-vinda

Apesar de todos os pontos positivos, o paulista destaca que não podemos romantizar completamente a paternidade. Há momentos difíceis, financeiros ou não, por isso mostrar os “perrengues” do dia a dia também importa.

Jhonatan recorda que, desde que as crianças entraram na vida do casal, muitas pessoas queridas se mobilizaram para ajudá-los.

“Quando o João chegou, nossos amigos fizeram uma campanha gigantesca de leite Nan. Nossa história repercutiu na mídia nacional, mas também em vários outros países, como Equador, Itália e Colômbia. Nunca imaginei que teríamos esse reconhecimento”, conta o técnico agrícola.

Jhonatan esclarece que, dois anos depois, ele e o parceiro felizmente não dependem mais das doações. No entanto, levando em conta o preço dos alimentos e pelo fato de ele não trabalhar mais, elas seguem bem-vindas.

Confira a vakinha online que o site Só Notícias Boas criou para ajudar o casal nas despesas com os filhos.

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!