Morreu nesta quinta-feira (3) o jornalista e locutor Cid Moreira. Ele estava internado em um hospital de Petrópolis (RJ), onde tratava uma pneumonia. A informação foi confirmada, à imprensa, pela esposa, Fátima Sampaio.
Cid fez 97 anos no último domingo, 29 de setembro. Internado há cerca de um mês, o jornalista enfrentava um problema nos rins, há dois anos, e passava por sessões de diálise frequentemente.
A carreira de Cid Moreira
Cid Moreira era filho de um bibliotecário e uma dona de casa. Nasceu em 1927, em Taubaté, interior de São Paulo. Formou-se em contabilidade em 1944. No mesmo ano, incentivado por amigos, fez um teste de locução e foi contratado para narrar. Cinco anos depois, em 1949, mudou-se para São Paulo, onde passou a trabalhar na Rádio Bandeirantes.
Em 1951, foi para o Rio de Janeiro, onde passou por rádios e emissoras de TV até entrar, definitivamente, na Globo, em 1969. Integrou a primeira equipe do ‘Jornal Nacional’, que estreou em setembro do mesmo ano
Ocupou a bancada do principal telejornal do país ao longo de 26 anos. Em 1996, ele, Sérgio Chapelin e Celso Freitas, que se revezavam na bancada, foram substituídos por William Bonner e Lillian Witte Fibe. Desde então, passou a se dedicar à leitura de editoriais na emissora e locuções famosas, como “A Bíblia Narrada por Cid Moreira”.
Em atualização