‘Coach’ que desafiou seguidores a subirem pico nega irresponsabilidade: ‘Cada um cuide da sua vida’

coach pablo marçal
Influenciador foi alertado dos riscos da subida (Reprodução/@pablomarcal1/Instagram + Reprodução/TV Globo)

O “coach messiânico” Pablo Marçal negou irresponsabilidade na expedição que levou 32 pessoas ao Pico dos Marins, no último dia 5. O grupo precisou ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros, após enfrentar chuva e ventania. Segundo o influenciador, os militares foram acionados por precaução, o que demonstraria a responsabilidade de Pablo.

“Está todo mundo aí falando: o Pablo é irresponsável. Eu sou irresponsável com a minha própria vida. Então, cada um que cuide da sua. Eu não me vejo irresponsável, sendo que eu chamei o Corpo de Bombeiros. Porque não precisou. Eu chamei de precaução, contra o grupo inteiro. Eu sou o irresponsável?”, afirmou, em entrevista ao Fantástico.

Alertas

A atividade conduzida por Pablo tinha o objetivo de “destravar códigos da mente” e inspirar os participantes a “vencerem na vida”. No entanto, o clima no dia em que a tarefa deveria ser cumprida não era adequado à atividade. Paulo Roberto Reis, capitão dos bombeiros, classifica a conduta do influenciador como “irresponsável”. No dia da expedição havia indicativo de chuva e ventos de até 80 km/h.

“Havia mais de 30 pessoas na montanha solicitando socorro porque estava uma ventania muito forte, algumas pessoas com hipotermia. Com certeza, uma atitude muito irresponsável. Estavam sem guias lá em cima, muitos sem roupas apropriadas e as condições meteorológicas eram as piores possíveis”, detalhou o militar ao Fantástico.

Um dos guias contratados pelo grupo também disse ao programa que alertou sobre os riscos de realizar a atividade. “Eu falava para eles: é loucura. Eles insistiam que queriam ir”, reforçou.

‘Vencer na vida’

O grupo de 32 pessoas, guiado pelo coach Pablo Marçal, foi resgatado por bombeiros na primeira semana de janeiro. Os turistas estavam tentando subir o Pico dos Marins, na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, perto da divisa com Minas Gerais, quando foram pegos pelo mau tempo. Os militares foram chamados às 3h30 e a operação durou em torno de 9 horas. O Pico dos Marins é um dos mais altos do estado.

A expedição ao topo do Pico dos Marins fazia parte de um programa de aconselhamento do coach e influenciador Pablo Marçal. O coach descreve-se nas redes como escritor best-sellers e fundador de métodos que prometem “destravar” as pessoas, permitindo uma vida de sucesso pessoal e profissional. A subida ao Pico dos Marins, assim, é uma metáfora, sendo comparada a “subir na vida”.

Edição: Vitor Fernandes
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!