Cozinheiro inaugura food bike, convida amigos e familiares, mas ninguém aparece: ‘Perdi quase todo meu investimento’

food bike
Em conversa com o BHAZ nesta terça-feira (12), Jaime conta que mais de 200 pessoas haviam confirmado presença na inauguração (Arquivo pessoal)

Um cozinheiro de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, usou as redes sociais para demonstrar toda a sua decepção com amigos e familiares na última semana. Ao BHAZ, Jaime Azevedo, 28, conta que havia convidado várias pessoas próximas para a inauguração de sua “food bike” na quinta-feira (7), mas que ninguém apareceu.

“Eu já sabia que eu não tinha amigos, agora tenho certeza. Amigo de copo de cerveja e churrasco quando você tá bem tem um monte, agora pra te dar uma força não tem ninguém. A vida é assim, fiz um monte de bolos, doces, salgados e voltei com tudo pra casa. Muito triste, perdi quase todo meu investimento. Se vai montar um negócio, pense bem antes e não conte com família nem amigos. Muitas vezes eles vão na concorrência mas não vão comprar com você”, desabafou ele em uma publicação no Facebook.

Em conversa com o BHAZ nesta terça-feira (12), Jaime conta que mais de 200 pessoas haviam confirmado presença na inauguração. Após a publicação, amigos e familiares foram atrás dele para se desculpar e justificar a ausência.

“Eu fiz o material todo contando com elas. Comprei mercadoria a mais, fiz um investimento todo, aluguei mesas e cadeiras, preparei tudo direitinho, mas infelizmente não apareceu ninguém. Muitos disseram que estavam trabalhando, ou que não puderam ir por problemas pessoais. Alguns por não terem dinheiro. Mas eu penso da seguinte maneira: eu não queria que eles viessem comprar, queria que estivessem aqui me prestigiando, me parabenizando”, contou ele.

Post soma mais de mil comentários em um grupo de comerciantes do Facebook (Reprodução/Facebook)

‘Fiquei muito decepcionado’

Jaime garante que não foi por falta de divulgação que as pessoas não apareceram. Semanas antes da inauguração, ele anunciou o evento em todas as suas plataformas digitais e havia preparado brindes e degustações para os convidados.

“Fiz todo o procedimento como mando o figurino. Mandei em grupos, enviei convites individuais pelo WhatsApp, criei evento no Facebook, mencionei em Stories do Instagram, mandei direct, mandei nos pessoais dos meus amigos e familiares, divulguei muito e isso semanas antes da inauguração. Infelizmente aconteceu essa situação chata”, lamenta ele.

O post do cozinheiro já soma mais de seis mil likes e tem muitos comentários de apoio, além de pessoas que se sensibilizaram com a situação e buscam comprar produtos dele. Jaime confessa que é isso que tem lhe dado forças para prosseguir com o sonho de empreender no ramo da gastronomia, grande paixão dele.

“Eu fiquei com muito medo, porque eu vim de um quadro depressivo. Passei uma fase muito ruim na minha vida, cheguei a ficar numa clínica. O que me ajudou a vencer a depressão foi o trabalho. Fiquei muito decepcionado no dia, mas recebi muitas mensagens de apoio, muitas ligações, tem gente do Brasil inteiro me ligando, mandando mensagem, e isso faz toda a diferença”, conta Jaime.

‘Superação é o meu nome’

Em meio aos comentários, muitas pessoas olharam com maus olhos o nome da food bike de Jaime, interpretada como uma ofensa para a comunidade LGBTQIA+. Ele garante, no entanto, que o nome leva o apelido da avó, que faleceu recentemente.

“Ela era cozinheira e não tinha nem o ensino fundamental. Mas ela que me ensinou a fazer os bolos, doces e o apelido é em homenagem a ela. Mas muita gente acha que é uma coisa pejorativa, mas não tem nada a ver”, explicou.

Jaime conta, ainda, que desde 2016 tenta abrir um empreendimento, mas que só neste ano as coisas começaram a dar certo. O apoio que tem recebido nos últimos dias, segundo ele, é mais uma prova de que seu nome é “superação”.

“Já sofri racismo e bullyng em uma empresa que trabalhava e fui desligado sem mais nem menos. Aí então surgiu a ideia, a partir da minha mãe, de eu começar a vender em uma banquinha simples de madeira. Esse sonho começou em dezembro do ano passado. Agora eu tô com uma expectativa muito grande. Acho que superação é o meu nome”, finaliza.

Após o post, as vendas de Jaime deslancharam (Arquivo pessoal)
Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!