Pesquisar
Close this search box.

Como encontrar câmera escondida? Veja orientações para evitar surpresas desagradáveis

Por

câmera escondida
Professora da UFMG revela se é possível 'descobrir' câmeras escondidas nos ambientes (Reprodução/@4naguimaraes/Twitter + Reprodução/@mateusbandeiraoficial/TikTok)

São diversos os relatos de pessoas que já “flagraram” câmeras escondidas em locais privados durante temporadas em hotéis ou pousadas pelo Brasil afora. Com a discussão em alta, o BHAZ procurou entender: é ou não é permitido? Como encontrar?

Nessa semana, um casal de Goiás viralizou após descobrir uma câmera instalada em um armário, voltada para a cama do quarto onde estava hospedado.

O Airbnb, plataforma em que as mulheres alugaram o apartamento, disse que as câmeras são permitidas, contanto que o anúncio avise previamente e elas não estejam instaladas em banheiros ou quartos.

Como encontrar câmera escondida?

Segundo a professora Michele Nogueira, do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, situações do tipo são muito complexas e difíceis de prever. Afinal, é muito fácil embutir o dispositivo em lugares improváveis, como decoração.

“Hoje em dia, existem até fitas bem finas que possuem câmeras. É muito difícil identificar os dispositivos em uma casa ou no lugar em que a pessoa vá se hospedar. Não tem muito o que fazer, a orientação é tentar observar o meio e, se achar algo suspeito, tentar olhar”, explica ao BHAZ.

Michele Nogueira também é conselheira titular do Conselho nacional de Proteção dos Dados Pessoais e da Privacidade (CNPD), que atua com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) – órgão independente que fiscaliza e divulga como a LGPD deve ser cumprida.

Fiscalização mais severa nas empresas

“O ideal seria mudar essa realidade no nível das instituições, para que tenham sanções mais fortes, evitando que os proprietários coloquem essas câmeras escondidas em lugares onde a privacidade deve ser preservada”, diz Michele.

“Esses dias eu estava fora do país em uma conferência, entrei em uma loja de roupas e, muito próximo ao vestuário, tinha uma câmera. Era bem visível, daquelas que ficam na rua, então conseguia ver. Quando entrei no provador, percebi que ela pegava minha imagem lá dentro, então saí e fui embora”, recorda.

A professora destaca que, nesses casos, é mais simples identificar o dispositivo. Difícil mesmo é encontrar o objeto tão pequeno em quartos de Airbnb e outras plataformas, em ambientes repletos de equipamentos eletrônicos e sinal de internet. Mas, então, existe alguma forma de detectar a presença da câmera?

Técnicas para encontrar câmera escondida

Michele complementa: “Quando a imagem de uma pessoa é capturada e utilizada em situações sensíveis, na qual ela está mais a vontade, isso é invasão de privacidade. A recomendação é procurar a instituição, que deverá acionar o responsável para pedir explicações”.

Dessa maneira, a professora pontua que corredores e outros ambientes comuns podem ser considerados “áreas públicas”. Por outro lado, isso não deve se aplicar aos ambientes interiores do apartamento, onde o hóspede vive seu dia a dia com mais intimidade.

Mesmo sendo difícil, existem algumas técnicas para “desvendar” possíveis câmeras escondidas. Assim, se você se sentir inseguro em um ambiente desconhecido, no qual sua privacidade pode estar em xeque, adote alguma das seguintes dicas.

Atenção aos eletrônicos

Segundo reportagem do CNBC, o primeiro passo para encontrar câmera escondida é fazer uma “busca física”. Desse modo, dê aquela olhada ao redor do ambiente, principalmente em áreas privadas como banheiros e quartos.

Kenneth Bombace, CEO de inteligênica da Global Threat Solutions, diz que boa parte dos dispositivos fica escondido em aparelhos domésticos como luzes, relógios digitais e termostatos.

A maioria das câmeras também está ligada a fontes elétricas, então uma dica é desligar esses eletrônicos e colocá-los em uma gaveta. “Se você pegar uma lanterna e apontar para algo que você acha que poderia esconder a câmera, você verá um reflexo ali, o que é uma boa maneira de detectar”, esclareceu ao portal.

Investigue objetos de decoração

Segundo Michele, muitas pessoas escondem câmeras bem pequenas em quadros e outros objetos de decoração. Desse modo, assim que entrar no ambiente, dê uma olhada em itens como abajures, lâmpadas e persianas.

Uma dica é pegar os itens nas mãos e procurar eventuais “espaços” que possam abrigar essas câmeras.

Verifique o Wi-Fi

Câmeras escondidas também podem ser conectadas à rede de Wi-Fi e transmitir as imagens remotamente. Conforme o CNBC, aplicativos de varredura como o Fing podem identificar esses dispositivos se estiverem conectados.

O dono da câmera pode usar uma rede de Wi-Fi separada para transmitir vídeos ao vivo. No entanto, os apps conseguem ver quantas redes existem em uma casa.

Kody Kinzie, pesquisador de segurança da Varonis, alerta que essa nem sempre é uma técnica eficaz. “Você pode procurar dispositivos que estão transmitindo seu próprio nome de rede”, disse ele. Além disso, o aplicativo Wiggle permite encontrar aparelhos que transmitem algum tipo de nome de rede Bluetooth e Wi-Fi.

Nicole Vasques

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ