Uma professora adotou um método diferente para tratar da autoestima dos alunos e fazer da escola um local melhor. Sandra Cristina da Silva Cassiano teve a ideia de criar um caderno de elogios e, assim, aumentar a confiança de seus alunos, no Centro de Educação Integrada de Maracajaú, em Maxaranguape, no Rio Grande do Norte.
A professora e os estudantes da 5ª série do Ensino Fundamental criaram cadernos com folhas de rascunho e enfeitaram com diversos recortes, desenhos e colagens. O portal PorVir conversou com a professora.
Todos participam
O caderno é escrito todos os dias, no início ou no fim das aulas. A ideia é usar palavras positivas e de afeto, para os alunos escreverem elogios para colegas, funcionários da escola e familiares. De acordo com a professora, a prática ajudou na melhoria da concentração das crianças nas atividades escolares. A partir disso, outros professores também adotaram o projeto.
“Faço esse trabalho há 10 anos, pois me coloco no lugar dos alunos, que estão acostumados a passar uma manhã inteira levando broncas, fazendo tudo o que os professores pedem e sendo obrigados a sentar em outro lugar para não conversar com o colega do lado”, explicou a professora.
A educadora diz que com o projeto, que incentiva o afeto e o uso de palavras positivas, as crianças conseguem ter mais confiança e, dessa forma, aprender melhor. Uma prática simples, que pode ser adotada em inúmeras unidades educacionais brasileiras.