Dicas para organizar a rotina de casa sendo mãe solteira

A vida de uma mãe solteira não é nada fácil. Trabalhar fora, muitas vezes não ter com quem deixar a criança, ser pai e mãe ao mesmo tempo, suprir financeira e emocionalmente, impôr limites, lavar roupas, fazer compras, preparar o que comer, ajudar a fazer o dever de casa, levar e buscar na escola, pôr pra dormir, arrumar a merenda pro dia seguinte, estar presente, dar carinho, levar no médico, e daí por diante.

Naturalmente, além das obrigações com o filho e do trabalho, a mulher tem coisas da sua própria vida para cuidar. Como levar isso tudo ao mesmo tempo? Em termos de logística da casa e das crianças, a Thais Godinho do Vida Organizada, um excelente site sobre organização e gestão de tempo, recomenda focar no essencial.

A organizadora sugere que seja feita uma lista diária de coisas a serem feitas, sempre focando no que é realmente essencial, aquilo que se você não fizer “a casa cai”. Thais sugere que seja o foco durante algum tempo, até as coisas ficarem mais tranquilas.

O seu descanso é fundamental!

“É muito provável que, no começo dessa organização, você ainda esteja muito cansada. Eu sugiro que você valorize seu sono mais do que qualquer outra atividade. Durma pelo menos oito horas. Se seus filhos precisam acordar às seis, você pode ir dormir oito horas antes disso. Não subestime o poder do sono. Vale mais a pena dormir bem que ficar até tarde vendo tv, por exemplo, “porque precisa descansar”. Quando você se organiza, vai chegar o momento que você vai conseguir fazer todas essas coisas, mas você precisa identificar prioridades. Se você vive como um zumbi diariamente, sua prioridade agora é descansar”, explica.

Aos poucos as coisas se acertam

Ao botar as crianças pra dormir na hora certa, apesar das dificuldades de fazê-lo, e focar nas atividades essenciais, criando uma rotina que vai resolvendo as demandas mais urgentes, você vai se se sentir mais descansada e aos poucos você vai recuperando o seu pique para outras atividades. Deixe as tarefas não essenciais do dia a dia (mas ainda assim importantes) para fazer aos finais de semana.

Pode levar semanas ou meses até que as crianças entrem no novo ritmo, mas vale a pena, pois os pequenos crescem e vão ficando mais e mais independentes com o tempo. É fundamental entender que você não é obrigada a aguentar tudo sozinha e que faz bem pra formação do seu filho educá-lo sabendo que ele é parte ativa da casa, que deve ajudar nas tarefas domésticas e fazer sua parte. Se tiver a chance de pedir auxílio de familiares, faça isso para momentos de necessidade e de descanso também.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!