Dono do hit ‘Funk do Pão de Queijo’, grupo mineiro Bolofofos conquista placa de diamante do YouTube

funk do pão de queijo
O hit ‘Funk do Pão de Queijo’, do grupo mineiro Bolofofos, soma mais de 1,6 bilhão de visualizações no YouTube (Bolofofos/Divulgação)

Uma família de Uberaba, no Triângulo Mineiro, conquistou o Brasil inteiro com uma música que fala de uma das maiores paixões nacionais: o pão de queijo. O hit ‘Funk do Pão de Queijo’, dos Bolofofos, soma mais de 1,6 bilhões de visualizações no YouTube e contribuiu para que o grupo conquistasse, na última semana, a desejada placa de diamante da plataforma.

Em conversa com o BHAZ, dois dos criadores do Bolofofos falaram sobre o sucesso da música, que nasceu em um dia comum do cotidiano da família. Eduardo San Marino explica que estava em casa com os filhos à espera de uma fornada de pão de queijo quando compôs a música.

“Dona Antônia é a minha avó postiça que eu peguei emprestado da minha esposa. Eu tava sem avó, ela tinha uma sobrando e eu peguei essa pra mim. Ela faz o melhor pão de queijo do universo. Em uma tarde dessas de pão de queijo na casa da vó Antônia, eu e as crianças esperando ali sair a próxima fornada, a música simplesmente surgiu. Saiu o refrão, eu fiquei cantando, foi aquela alegria”, diz ele, com bom humor.

Eduardo disse que percebeu o sucesso estrondoso que a música teria quando não conseguiu mais tirar ela da própria cabeça. Ele brinca que, em algumas semanas, a própria filha já não aguentava mais ouvir o refrão “chiclete” criado por ele.

“Cantei isso sem parar, durante semanas em casa, e ela [a filha] não aguentava mais. Quando a Duda fica irritada quando eu canto uma música, é porque a música vai ser um sucesso”, disse.

‘Bolofofos é feito para crianças de 0 a 100 anos’

Segundo Gerente de Parcerias de Família e Conteúdo Infantil do YouTube, Amanda Berezoski, a placa de diamante é um marco e um sonho pra qualquer criador. A conquista representa 10 milhões de inscritos no canal, “isso são anos de dedicação e muito trabalho que merece sim muito reconhecimento”, pontua.

Eduardo explica que a conquista é a realização de um sonho que nasceu há décadas atrás, quando ele ainda era uma criança apaixonada por desenhos animados.

“Sempre gostei de tentar entender como os desenhos funcionavam, de analisar quadro a quadro. Isso que vocês veem hoje nasceu há muitas décadas atrás quando eu sonhei em ser animador”, comenta.

A criação do canal no YouTube surgiu da necessidade que o pai encontrou de não ter nenhum conteúdo para assistir em família e que agradasse a todos.

“Encarei isso como um desafio pessoal, convoquei a família e todos os profissionais incríveis que trabalham com a gente. Viramos madrugadas para que esse sonho se realizasse. Bolofofos é feito para crianças de 0 a 100 anos. Isso não é só um slogan ou um jogo de palavras. cada pequeno detalhe da nossa criação tem esse objetivo: levar alegria para a família inteira”, explica.

Sonho concretizado

Para Amanda Berezoski, existem três fatores cruciais para quem deseja ter sucesso no YouTube: autenticidade, criatividade e perseverança. Ingredientes esses que os Bolofofos demonstram ter de sobra.

“O que os fãs mais valorizam no YouTube é a identificação. Quando falamos do público infantil, isso se torna um fator ainda mais forte”, pondera ela.

Filha de Eduardo, Duda San Marino conta um pouco da reação da família ao saber da conquista da placa de diamante. “É muito gratificante ver nosso sonho concretizado ali em um objeto. É um sentimento de ‘a gente conseguiu'”, declarou.

Edição: Lucas Negrisoli
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.