Eduardo Leite detalha ataques após revelar orientação sexual e rebate: ‘Nem todo gay precisa ser ativista’

eduardo-leite-flow-podcast
Eduardo Leite falou sobre seu namoro em entrevista para podcast (Reprodução/YouTube)

Eduardo Leite (PSDB) revelou, em entrevista, que seu namorado virou alvo de ataques após o governador estadual ter dito que é gay no programa de Pedro Bial, em julho. Segundo o político, as críticas partem especialmente da comunidade LGBTQIA+. Ele ainda contou que seu companheiro, o médico Thalis Bolzan, é questionado sobre quanto estaria recebendo pelo namoro.

Na entrevista para o Flow Podcast, o governador do Rio Grande do Sul deu detalhes sobre a descoberta de sua homossexualidade. Além de falar sobre os ataques, Eduardo também contou que ele e o namorado estão comemorando um ano juntos.

“Falar publicamente sobre isso toca a vida das pessoas, me senti acolhido e pude oferecer acolhimento também. Recebi mensagens de gente que ficou mais à vontade para falar sobre o assunto com sua própria família. Mas recebi críticas de gente me cobrando erguer uma bandeira”, disse.

‘Estão te pagando quanto?’

Leite falou sobre as mensagens que mandam para seu namorado: “‘Estão te pagando quanto para você inventar que é namorado dele’, foi uma delas. Acredito que nem todo gay precisa ser ativista. Não devo ignorar os temas, claro”.

“Evidente que devem combater o preconceito, evidente que devem fazer enfrentamento desses temas. Mas não necessariamente será a causa da vida da pessoa. É bom e importante que existam os ativistas”, acrescentou o mandatário.

O governador comentou sobre uma possível agenda LGBT em seu governo, uma vez que ele pretende se candidatar à presidência em 2022. “A agenda está e estará presente, mas não é uma agenda do LGBT, é uma agenda da igualdade”, disse.

Eduardo Leite já namorou mulher

Ainda sobre seus relacionamentos, o político contou que se envolveu com um homem pela primeira vez aos 25 anos. Hoje o gaúcho tem 36. Antes disso, Eduardo Leite chegou a namorar uma mulher por 4 anos.

“Na minha adolescência e juventude, imaginei que pudesse ser gay, mas me recriminei por pensar nisso. Tive então uma namorada por quatro anos. Estava apaixonado, tinha prazer com ela, foi uma grande paixão. Aquele sentimento que tive me pareceu ter sido uma fase”, relembrou.

O mandatário revelou que já era vereador quando aceitou que é homossexual. Questionado se era bissexual e se namoraria uma mulher hoje em dia, o governador estadual deixou claro: “Não sou bi, sou gay. Não ficaria com uma mulher porque estou comprometido e apaixonado. Aliás, estamos comemorando um ano de namoro”.

Edição: Giovanna Fávero
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!