Em Libras, Abravanel fala sobre ser gay em coreografia no ‘Super Dança’

tiago-abavanel-dança-dos-famosos
Tiago Abravanel dizendo “eu sou homossexual” em Libras na Dança dos Famosos (Reprodução/@limalblue/Twitter)

O ator Tiago Abravanel aproveitou sua participação desse domingo (4) na “Super Dança dos Famosos”, da TV Globo, para fazer uma performance representativa da comunidade LGBTQIA+. Ao lado da bailarina Brennda Martins, o artista trouxe para seu número mensagens em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) sobre homossexualidade. A apresentação arrancou lágrimas de Taís Araújo, que era jurada.

Na coreografia, Tiago Abravanel e sua dupla apresentaram diversos elementos representativos para grande parte da comunidade LGBTQIA+. O ator começou seu número tirando uma touca e revelando uma peruca longa, incrementou passos de vogue (dança bastante apresentada por gays e travestis em apresentações).

Tiago Abravanel também fez gestos em libras, dizendo “eu sou homossexual”, “eu sou gay”, e “eu sou bicha”. Confira alguns vídeos do número do ator com Brennda Martins:

Representatividade inédita

Depois de dançarem, o artista explicou o intuito da apresentação, afirmando que decidiu dar espaço para levantar a sua bandeira, fazendo referência ao mês do Orgulho LGBTQIA+, que foi celebrado no mês passado. “Eu pensei que a gente precisa dar um grito. Dificilmente, na verdade nunca aconteceu no Dança, de uma bicha estar aqui e estar feliz, dando pinta, e a gente falar sobre isso na dança”.

“Isso infelizmente nunca aconteceu. É um grito de liberdade, de ousadia, de deboche, de tudo, e que ainda não tinha acontecido aqui. Não vou perder essa oportunidade”, pontuou.

Inclusão da Libras

Ele ainda esclareceu o conceito da coreografia: “A gente queria contar essa história do amigo querendo sair do armário. Bicha, presta atenção, porque sou bicha”. O artista falou sobre as Libras dentro do número: “A gente escolheu momentos, não sei se vocês chegaram a reparar, no início ela passa por trás e eu faço assim [disse gesticulando], que dentro da linguagem de libras significa ‘eu sou homossexual’. Depois eu falo ‘eu sou gay’. E, por último, ‘eu sou bicha’. E aí eu me solto”.

“É claro que é um detalhe que, coreograficamente falando, está dentro. Mas também é necessário que haja representatividade para essas pessoas que estão ali e que são excluídas da sociedade e que estão afim de gritar e que não conseguem gritar mas, através do gesto, elas conseguem”, disse Abravanel sobre as pessoas com deficiência que se comunicam através da Libras e que também fazem parte da comunidade LGBTQIA+.

Taís Araújo se emociona

A apresentação de Tiago e Brennda comoveu a atriz Taís Araújo. Ela, que estava como jurada artística, comentou, em meio às lágrimas: “Quando você tirou [a touca] eu olhei para você e gritei ‘artista’! E aí eu vou falar como uma mulher cis, hetero, mãe de dois filhos, isso é arte profundamente, aquela que provoca, aquela que faz pensar através da emoção”.

Edição: Vitor Fernandes
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!