Enem 2021: Tema da redação surpreende internautas e se transforma em ‘festival de memes’

enem
Jovem ganha bolsa após chegar um minuto atrasado no Enem (Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

Mais de três milhões de estudantes de todo o Brasil realizam hoje (21) a primeira prova do Enem 2021 (Exame Nacional do Ensino Médio). Neste domingo, além de responder as 90 questões de linguagens e ciências humanas, os candidatos devem desenvolver um texto dissertativo-argumentativo abordando a “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

Pelas redes sociais, o tema da redação deste ano, divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), pegou muitos internautas de surpresa. “Ainda tentando entender o que diabos eu escreveria aos 17/18 anos com esse tema do Enem”, disse uma pessoa.

“Eu acho que conseguiria pensar em algo bom, mas teria dificuldade em estruturar as ideias. Conclusão: ainda bem que não tô fazendo esse Enem. Muito esforço pro meu cérebro”, brincou outro usuário do Twitter. Na opinião do coordenador de Integração Pedagógica do SAS Plataforma de Educação, Vinicius Beltrão, esse tema é realmente mais difícil do que os de edições anteriores do exame.

“Se compararmos com as propostas de redação de anos anteriores, a barra subiu, é um tema bastante complexo, de dificuldade elevada, em especial para o candidato que está saindo do ensino médio. Vamos pensar que essa questão de registro civil para um adolescente de 17, 18 anos, é algo bastante distante uma vez que isso é responsabilidade dos familiares”, disse à Agência Brasil.

Os memes do primeiro dia do Enem

Como “pimenta nos olhos dos outros é refresco”, muita gente não perdeu tempo em transformar o tema da redação do Enem em meme. No Twitter, algumas pessoas até simularam como começariam o texto caso tivessem que realizar a prova neste ano. E se criatividade e senso de humor fossem levados em conta pelos corretores, essa turma certamente tiraria a nota máxima.

“Muitos brasileiros, assim como a Juliette, vencedora do BBB21, que, no início do programa foi negligenciada pelos outros participantes, também sofrem com a invisibilidade e a falta de registro civil por parte do Governo. Com isso, surge a necessidade de se discutir os fatores que…”, ironiza um internauta.

“Minha redação no Enem: A situação da invisibilidade e do registro civil no Brasil é de suma importância, visto que Taylor Swift outrora dissera em sua música ‘Blank Space’ de 2014 o seguinte: ‘Deixareis um espaço em branco para que coloques teu nome'”, brincou outra pessoa.

Veja um pouco da repercussão:

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!