Estreia da Disney tem protagonista gay e apelo para aceitação de diferenças

Mundo Estranho
Longa apresenta a história de três gerações da família Clade (Disney/Divulgação)

Estreia nesta quinta-feira (24) o mais novo filme de animação da Disney, “Mundo Estranho”, que conta a história dos Clade, uma família de exploradores que sai em busca de aventura. O adolescente Ethan, de 16 anos, é abertamente gay, e a naturalidade com que os outros personagens lidam com isso mostra a importância de se aceitar as diferenças.

O longa apresenta a história de três gerações da família, sendo que o patriarca Jaeger Clade ficou desaparecido durante décadas depois de se perder durante uma expedição. O filho dele, Searcher, mora em uma fazenda com Ethan, que não tem certeza se quer seguir os passos do pai.

“Mundo Estranho” será exibido nos cinemas brasileiros a partir de hoje.

Naturalidade

No filme, a sexualidade de Ethan não é escondida, nem é motivo de tensão entre os familiares. Ele fala com o pai sobre um garoto em que ele está interessado, e Searcher até o deixa tímido na frente do menino, com brincadeiras corriqueiras sobre namoros. O elenco e o diretor de “Mundo Estranho” contaram à Variety sobre a abordagem do tema na obra.

“Ele ser gay é só uma parte dele. Ele também é ousado, muito empático e impulsivo, como adolescentes costumam ser. Então, para nós, ele era só um personagem bem definido e real, e nós mal podemos esperar para o mundo abraçá-lo como nós abraçamos”, disse o diretor Don Hall.

A atriz Gabrielle Union, que dubla a mãe Meridian na versão original do filme, falou sobre a sexualidade de Ethan ser tratada de forma natural. “As pessoas usam a palavra ‘normalizar’, e você não precisa normalizar o que é normal. Só é assim”, defendeu.

Dennis Quaid, que dubla Jaeger Clade em “Mundo Estranho”, elogia a condução. “Eu fiquei feliz que o roteiro não apontou para isso. Não precisou ser explicado, ele [Ethan] não precisou ‘sair do armário’. E tudo bem. Eu acho que nós já superamos essa cultura”.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!