Evandro Santo, humorista de BH, assume vício em drogas e se interna em clínica

evandro-santo
Humorista ficou bastante conhecido por seu personagem Christian Prior (Reprodução/@evandrosanto/Instagram)

O humorista mineiro Evandro Santo assumiu ser viciado em drogas através de uma postagem em seu Instagram, feita nessa quinta-feira (24). Em vídeo, ele disse estar internado na Clínica Amoreira, que fica em Itapecerica da Serra, em São Paulo. Evandro, que é de Belo Horizonte, demonstrou-se positivo quanto ao tratamento que está realizando.

Evandro Santo iniciou o vídeo dizendo que era o mais difícil e talvez um dos mais importantes de sua vida. “Eu vou começar com uma frase que muitos de vocês talvez não conheçam, mas muito talvez conheçam. Eu sou o Evandro, 46 anos, e sou um adicto em recuperação. A adicção é uma doença que pode surgir com compulsões e pode evoluir através de sexo, comida, drogas, e no meu caso foram as drogas”.

Vício não tem classe social

O humorista, que ficou conhecido pelo personagem Christian Pior, do Pânico na Band, alertou sobre o fato de a doença não escolher o nível intelectual ou social de alguém. “É uma doença e tanto que está espalhada em todas as classes sociais”. O mineiro contou um pouco sobre sua trajetória de vida quando era mais jovem e qual era sua visão sobre drogas e bebidas.

“Meu interesse era fazer balé, fazer teatro, pagar minhas contas. Eu saí de casa cedo, já era gay, filho de mãe solteira. Mexer com as drogas não estava nos meus planos, pois eu sabia que a droga poderia me derrubar a caminho da minha sobrevivência. Eu não fumei maconha, eu não bebi, não cheirei, não usei loló. Todas as minhas loucuras eu fiz de cara limpa”.

A primeira vez que Evandro usou drogas foi através de um amigo, segundo ele contou. “Ele estava tomando ecstasy e parecia tão moderno, tão crível, reluzente. Ele estava andando com os caras mais bacanas da balada. Eu pedi, falei: ‘Eu quero tomar’. Eu tinha 29 anos”.

‘Uso pesado de 2014 a 2020’

O humorista contou ainda que seu intuito era tomar apenas uma vez por ano, pois ele não via problema nisso. Entretanto, com o passar do tempo, o uso ficou mais frequente. “Eu fui ficando mais velho e eu não dei conta de algumas demandas da vida emocional e comecei a usar, tive um uso muito pesado de 2014 a 2020”, revelou.

Em 2014, Evandro Santo fez a primeira reabilitação, no entanto, teve algumas recaídas pois pensava que seria possível livrar-se do vício sem a ajuda de profissionais. Durante o processo de tratamento, o humorista reconheceu a importância do trabalho médico.

“É um tratamento humanizado, a recuperação é por atração. Tem uma diferença entre estar limpo e estar em recuperação. Eu posso estar limpo e não estar em recuperação, a minha doença tem a ver com o meu comportamento. A recuperação é total, mental, espiritual e física”, disse.

‘É preciso coragem’

Ele continuou: “Foi nessa quinta internação que eu consegui finalmente falar: ‘Sim, eu sou doente. Sim, eu preciso de ajuda’. Foi a primeira vez que eu me internei voluntariamente, com vontade, e acho que fez toda a diferença”. Evandro contou que está escrevendo um livro intitulado “Agonia e Êxtase”.

“Eu preferi lutar, não quis me entregar. Foi uma das melhores decisões da minha vida”, concluiu Evandro. Na legenda do vídeo, o humorista escreveu: “Assumindo o B.O. Saindo do armário do meu problemas com drogas. Que este vídeo te ajude a também a lidar com os seus problemas ou sua saúde mental!!!”.

Evandro acrescentou: “É preciso coragem para pedir ajuda, é preciso ser humilde, é preciso quebrar o véu da ignorância que nos cercam. Ser um adicto não é o fim…Pode ser o começo de uma vida nova”. Confira o vídeo completo com o relato do humorista:

Edição: Giovanna Fávero
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!