A ex-BBB Patrícia Leitte revelou ter sofrido um derrame ocular recentemente e desabafou sobre como tem sido lidar com a reação das pessoas ao vê-la. Acontece que um dos olhos da criadora de conteúdo digital acabou ficando com uma mancha de sangue na esclera. No Instagram, nessa segunda-feira (9), Patrícia contou como o problema surgiu e disse que está fazendo tratamento com colírio.
Na postagem, a ex-BBB contou que o que mais tem escutado é a pergunta “Patrícia, o que foi isso no seu olho?”. Ela revelou que o problema apareceu “do nada, como tudo na vida da gente”, e em um determinado dia acordou com uma pequena mancha no canto de um dos olhos, que foi crescendo com o passar do tempo.
“Eu fui logo ao oftalmologista, ele fez uma série de exames e me receitou colírio. Iniciei o tratamento, mas a mancha só estava aumentando. O nome disso é sangramento ocular ou derrame ocular, segundo o doutor, é uma hemorragia subconjuntival mais frequente, onde é evidente uma mancha de sangue ‘vivo’ na parte branca do olho, podendo esta assumir vários tamanhos e formatos”, disse a influenciadora.
O que pode causar a hemorragia
De acordo com Patrícia, tal hemorragia “pode ser causada pela tosse, espirros, esforço físico, trauma ocular, infeção e inflamação ocular, entre outras razões”. Ela acrescentou que, apesar do aspecto desagradável da mancha, ela não provoca alterações na visão e nem dor ocular com frequência.
“O único desconforto causado pode ser uma sensação de ardor ou ardência nos olhos. As hemorragias conjuntivais são, geralmente, auto-limitadas, inofensivas e evoluem de forma favorável sem riscos e complicações”, continuou a explicação.
‘Preconceito das pessoas’
Patrícia Leitte confessou que o que está sendo mais difícil de lidar nessa situação é “o preconceito das pessoas”. Segundo a ex-BBB, “elas olham com medo, nojo, tem medo de encostar em você, senti na pele essa rejeição”. Confira a postagem com o relato da criadora de conteúdo digital:
Nos comentários, várias pessoas deixaram mensagens de apoio para Patrícia. O ex-BBB Caruso desejou: “Melhoras amiga”. Uma outra ex-participante do reality, Anamara deixou o próprio relato: “Eu já tive esse problema”, complementando que usou um colírio receitado pelo oftalmologista e a mancha sumiu em 3 dias.
Patrícia também levou o assunto para os stories do Instagram, e falou um pouco mais sobre o preconceito que tem sofrido por conta do derrame ocular. “Gente, é incrível como as pessoas ficam olhando para você. É estranho sentir pela primeira vez esse olhar, é bizarro. Eu confesso para vocês que mexeu um pouco com a minha autoestima ficar assim”.
Patrícia se assusta ao olhar no espelho e ver mancha
“Eu me olho no espelho e sinto aquele susto de olhar no espelho e ver meu olho dessa forma. Mas é isso, é lutar para passar, usar a medicação correta e esperar que esse derramezinho que teve no olho se dilua e suma”, acrescentou a ex-BBB.
Ela acrescentou que tenta usar óculos escuros porque as pessoas ficam com medo de se aproximarem dela, por temerem ser contagioso. “Deus queira que eu fique boa logo porque é um sentimento tão ruim, sabe?”, disse.
Tipos de derrame ocular
Ao BHAZ, o oftalmologista Guilherme Pascoal explica que existem vários tipos de derrame ocular nos olhos. “Em qualquer parte do olho, desde a parte da frente, que nós chamamos de seguimento anterior, até a parte branca, que chamamos de conjuntiva, pode estourar alguma veia. Todas as partes do olho podem estourar uma artéria e dar o derrame do olho”.
“Os derrames da parte da frente do olho, geralmente, se resolvem com mais rapidez e com mais tranquilidade. Temos mais problemas quando os derrames acontecem na estrutura que chamamos de retina”, alerta o especialista.
Ele compara a retina dos olhos com o sensor de uma câmera fotográfica, e diz que caso o derrame aconteça nessa região, “são casos graves e precisa sempre do acompanhamento de um especialista na área de retina”.
Tratamento
“Normalmente, existem tratamentos. Existem hoje medicamentos que aplicamos, lazers que podemos fazer”, explica Guilherme. Segundo o médico, uma outra grande causa de sangramento no fundo dos olhos é a diabetes.
O especialista diz que a ciência permite que esses vasos que ficaram obstruídos sejam tratados com bastante cuidado, “mas vai depender de qual lugar atingiu, se atingiu a área principal da visão”. Ele reforça que, para casos de derrame ocular, é necessário procuar um especialista da área para realização de exames.