Ex-RBD negacionista Christopher von Uckermann começa a seguir Bolsonaro e fãs reagem

Christopher von Uckermann
Ator se pronunciou nas redes e declarou ser politicamente neutro (Reprodução/@christophervuckermann/Instagram)

O ator Christopher von Uckermann, conhecido pela série mexicana Rebelde, recebeu uma chuva de críticas dos fãs brasileiros mais uma vez. Os internautas descobriram, nesta terça-feira (26), que o ator passou a seguir o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Instagram. Uckermann já havia sido “cancelado” pelos brasileiros depois de se mostrar antivacina.

A polêmica levou o nome do mexicano aos assuntos mais comentados do Twitter hoje. Enquanto alguns fãs de RBD se mostraram decepcionados com o ator e cantor, outros argumentaram que ele já havia manifestado opiniões controversas antes.

“E precisava o Christopher von Uckermann seguir o Bolsonaro pra vocês se decepcionarem com ele? As atitudes dele já não falavam o bastante”, comentou um usuário no Twitter (entenda mais sobre polêmicas anteriores abaixo).

v

‘Me mantenho neutro’

Depois da repercussão, o próprio ator resolveu se pronunciar no Instagram, e declarou ser politicamente neutro. “Algumas pessoas no Brasil estão me perguntando se sou a favor ou contra as questões políticas…”, começou.

“Posso dizer que sempre me mantenho neutro. Seguir uma figura pública, como um presidente, não me faz estar em nenhum lado político”, disse Uckermann, antes de mandar um abraço para os seguidores brasileiros.

Antivacina

O ex-RBD já havia depecionado os fãs brasileiros com seu posicionamento em relação à pandemia de Covid-19 e à vacinação. Em agosto, com o objetivo de incentivar a imunização de jovens contra a doença no município, a Prefeitura de Sobral, no Ceará, usou uma imagem do grupo Rebelde, que marcou a geração da faixa etária contemplada pela vacinação na cidade.

No post, a vacinação dos jovens de 22 e 23 anos é anunciada com uma foto do grupo e a mensagem: “Y soy rebelde vacinado”. Na imagem, a prefeitura ainda detalha os horários e locais de vacinação – tudo isso usando cores e figuras da identidade visual que consagrou a trama mexicana queridinha de vários jovens brasileiros.

Mas o post acabou chegando até Christopher von Uckermann, intérprete do protagonista Diego, que protestou nos comentários. “Deixem de usar Rebelde para se promover. Nós não temos nada a ver com isso”, escreveu.

‘Máfia do vírus’

A postura negacionista do ator diante da pandemia já era conhecida. No ano passado, Christopher disse em rede social “haver uma máfia” por trás do vírus.

“Há hospitais que estão recebendo grande quantidade de dinheiro para decidir que a gente tem Covid. Se questionem, peçam uma prova, veja todas as possibilidades antes de tomar uma decisão. Porque há uma máfia por trás disso”, escreveu.

Na sequência, ele chegou a dizer que é preciso manter o “pensamento positivo” e que se as pessoas não pensarem no coronavírus, não irão se contaminar.

Outros atores se posicionaram

Com a atitude do ator, fãs brasileiros levantaram a tag “VACINA SIM GERAÇÃO RBD” no Twitter. Com a repercussão do caso, outros protagonistas da série sentiram a necessidade de mostrar que têm a opinião diferente do colega. “Vacina sim!”, tuitou Alfonso Herrera, o Poncho, ator que interpretou o também protagonista Miguel.

Quem também se posicionou foi a atriz Maite Perroni, que deu vida a Lupita na trama mexicana. “Lembrem-se de que isso ainda não acabou, família. Ainda que estejamos vacinados, é importante não baixar a guarda. Por vocês, por mim, por todos que amamos”, publicou, junto com uma imagem de si própria usando máscara.

Anahí, a Mia do RBD, já havia reagido positivamente à campanha de Sobral, depois de ter sido mencionada em um vídeo que mostra uma fã da série indo se imunizar caracterizada.

Já Christian Chávez, o Giovanni, e Dulce Maria, a Roberta, protagonizaram diversas campanhas em favor da vacinação, além de incentivarem todos a seguirem as restrições sanitárias necessárias neste momento.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!