Fernanda Montenegro e Anitta são eleitas as mulheres mais admiradas do Brasil

fernanda montenegro e anitta
Dilma Rousseff e Michelle Bolsonaro também estão na lista (Reprodução/TV Globo + Reprodução/Anitta/Instagram)

Fernanda Montenegro, de 92 anos, foi apontada como a mulher mais admirada do Brasil, segundo uma pesquisa realizada pelo instituto QualiBest. Este é o quarto ano que a plataforma realiza o levantamento e a atriz alcançou o primeiro lugar em todos eles. Ao todo, 11% dos entrevistados citaram a artista como a mulher pública que mais admiram.

Em segundo lugar, os participantes da pesquisa elegeram a cantora Anitta. Ela foi seguida pela atriz Taís Araújo, em terceiro lugar. A apresentadora Ana Maria Braga ficou na quarta posição, a ex-presidente Dilma Rousseff alcançou a quinta colocação e a primeira dama Michelle Bolsonaro ficou em sexto.

A pesquisa se baseou em 1.115 entrevistas, realizadas pela QualiBest entre 18 e 27 de fevereiro. As respostas foram de caráter espontâneo. Isto é, os entrevistados ficaram livres para citar as mulheres que quisessem na pesquisa.

Personalidades do entretenimento e da política

Segundo o instituto responsável pela pesquisa, geralmente os nomes mais citados estão ligados ao entretenimento ou às discussões políticas. Além de Anitta, Taís Araújo e Ana Maria Braga, os pesquisadores também citaram Ivete Sangalo, Giselle Bündchen, Juliana Paes e a jogadora de futebol, Marta.

Fora do entretenimento, outras mencionadas foram Dilma Rousseff, Michelle Bolsonaro, a empresária Luiza Trajano e Maria da Penha, a farmacêutica vítima de violência doméstica que virou símbolo do combate da violência contra a mulher.

Repercussão

Nas redes sociais, o resultado da pesquisa gerou polêmica. Muitos questionaram a presença de Anitta e Dilma Rousseff no topo do ranking. “Como já dizia um amigo do meu avô: uns gostam dos olhos, os outros da remela. O nível cultural dos pesquisados, deve ser do mesmo da Anitta e da Dilma. Neurônios não detectados”, escreveu um usuário do Twitter.

Por outro lado, fãs da cantora e apoiadores da ex-presidente celebraram o reconhecimento. “Uma é a cantora brasileira mais ouvida no mundo na atualidade. A outra foi a primeira mulher presidenta do Brasil. Dilma, inclusive, já desfilou ao som de Anitta”, comentou o senador Humberto Costa (PT-PE).

Edição: Giovanna Fávero
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!