Tesouro mineiro com um pé no Oscar: Filmes de Plástico está no Arreda pra Cá desta semana

filmes de plástico 1
André Novais Oliveira e Gabriel Martins, dois dos quatro fundadores da Filmes de Plástico (BHAZ/Divulgação)

Cinéfilo ou não, todo mundo conhece essa história: o dia que um filme mineiro quase chegou ao Oscar. Aconteceu há não muito tempo, em 2021, com um grupo formado por um produtor e três diretores mineiros: a Filmes de Plástico. O longa-metragem Marte Um, dirigido por Gabriel Martins, foi o selecionado para representar o Brasil na última edição do Oscar e a campanha gerou comoção no país inteiro.

Gabriel, junto com André Novais Oliveira, outro diretor da Filmes de Plástico, estão no episódio desta semana do Arreda pra Cá, o podcast do BHAZ. No podcast, Asafe Alcântara e Giovanna Fávero vão receber dez convidados de diversas áreas que impactam e transformam Belo Horizonte para um papo sobre vida e carreira.

Gabriel e André relembraram o início da história da Filmes de Plástico, que surgiu da afinidade dos quatro mineiros que tinham a cidade de Contagem, na Grande BH, em comum. Eles assinaram pela primeira vez com o nome Filmes de Plástico em 2009 e, desde então, fazem produções voltadas a representar os bairros de Contagem, a periferia e Minas Gerais de uma forma que gere identificação e crie novas memórias no público.

O grupo já esteve três vezes no Festival de Cannes, onde recebeu prêmios. Além disso, participa de festivais relevantes no Brasil, como a Mostra de Cinema de Tiradentes e o Festival de Gramado, e outros ao redor do mundo, como o Festival Sundance de Cinema, onde aconteceu a estreia de Marte Um.

Pra não perder nenhuma…

Neste episódio do Arreda pra Cá, você vai conferir:

De Contagem pro mundo

André e Gabriel contaram como surgiu a Filmes de Plástico, cujo nome veio de um filme produzido “no quintal” de um deles e as experiências que o grupo teve no cinema até se formar.

Faça você mesmo: filme

Os diretores também explicaram melhor como funciona o processo de concepção de um filme, desde a parte burocrática até a gravação e pós-produção. Além disso, eles também deram dicas valiosas pra quem quer se arriscar.

Campanha para o Oscar

No episódio, a dupla contou o que significa dizer que o filme Marte Um esteve com um pé no Oscar e deu detalhes de como funciona a campanha, como chegaram até a premiação e o que fizeram pra tentar concorrer à estatueta.

As empresas não querem

André e Gabriel contaram ainda sobre as dificuldades de emplacar os filmes nas salas de cinema comerciais, contaram o que eles mais gostam de assistir e reagiram a títulos populares do cinema: Crepúsculo? Indiana Jones? Marvel?

Quer saber mais? É só conferir o episódio na íntegra:

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!